O Mapeamento das Startups Paranenses 2020/2021, do Sebrae/PR, divulgado na segunda semana de fevereiro, revelou, em números, a relevância do ecossistema de inovação do Sudoeste. Três das dez cidades paranaenses com maior quantidade de startups estão na região. Pato Branco é o terceiro na lista, com 126, atrás de Curitiba (422) e Londrina (180). Francisco Beltrão e Dois Vizinhos ocupam a oitava posição, empatados com 37 startups cada. Segundo o mapeamento, o Paraná possui atualmente 1.434 startups que geram mais de 12 mil empregos em 87 cidades, o que torna o Estado um dos principais ecossistemas de inovação do Brasil.
Esse total representa um aumento de 39% (402 novas empresas) em relação ao último levantamento realizado em 2019. No Sudoeste, o crescimento foi ainda maior, como aponta Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR. “A região saltou de 128 para 249 startups, crescimento de 95% de crescimento de 2019 para 2020. Além disso, 16 dessas startups declararam que receberam investimentos no ano passado, uma demonstração da evolução dessas empresas”, analisa Elizandro.
O consultor do Sebrae indica que a pandemia de Covid-19 foi um fator que contribuiu para o surgimento de novas startups. “A incidência do coronavírus acelerou vários processos que antes eram tendências. As empresas de tecnologia foram fundamentais para dar suporte e contribuir para adaptação de outros empreendimentos que não estavam habituados às soluções digitais.”
Para o consultor, a previsão é de crescimento para 2021, não apenas no Sudoeste, mas em toda a Regional Sul do Sebrae/PR, que vai da fronteira com a Argentina até o sul do Estado. “Vários municípios estão aderindo às ações do Sebrae e criando programas específicos da pauta da inovação”, frisa Elizandro Ferreira.
Fronteira: Em Barracão, que faz divisa com a Argentina, o mapeamento identificou 11 startups. Mas, a parceria entre o Sebrae/PR, o Campus Avançado do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), a governança do Comitê Territorial La Frontera e outras instituições de ensino e entidades avança na construção de uma incubadora. “Nosso campus tem dois cursos técnicos, em Administração e Informática. Temos trabalhado conceitos de empreendedorismo com os estudantes e muitos deles estão concluindo os cursos e abrindo empresas. Há potencial para o surgimento de várias startups”, vislumbra Joaquim José Honório de Lima, diretor geral do Campus Avançado Barracão do IFPR.
O diretor acredita que a incubadora impulsionará iniciativas que podem transformar a realidade local. “Será gerado um novo ciclo. Aumentando a produtividade aqui, a economia vai girar e a qualidade de vida tende a ser melhor na região da Fronteira”, prevê Joaquim Lima.
Sul do Estado: Realidade semelhante vive o sul do Paraná. Atualmente, a região conta com sete startups, segundo o mapeamento do Sebrae/PR: cinco em União da Vitória, uma em São Mateus do Sul e uma em Paulo Frontin. A expectativa é pelo surgimento de novas empresas. Um exemplo é o programa Startup Garage, por meio da parceria entre Sebrae/PR e Uniguaçu, de União da Vitória.
Em 2020, três novos projetos surgiram no Startup Garage, na Uniguaçu. E o centro universitário criou uma pré-incubadora, para dar continuidade às iniciativas a partir deste mês de março. O professor André Tomacheski, coordenador da incubadora tecnológica da Uniguaçu, destaca a importância das startups para a economia regional. “Estamos em um processo de pandemia, muita gente com dificuldades de emprego. A possibilidade de desenvolver os próprios negócios, seja na base tecnológica ou no setor tradicional, tem motivado muitas pessoas”, contextualiza.
André cita o cenário de União da Vitória, predominantemente industrial e que, em muitos casos, necessita mão de obra e serviços de outras regiões. “Estes novos projetos vêm para atender estas necessidades e lacunas. Podemos contribuir para desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda aqui”, completa o professor da Uniguaçu.
A sétima edição do levantamento feito pelo Sebrae/PR anualmente para mapear o ecossistema de inovação paranaense, contou com a participação de representantes de 1.434 startups, entre os dias 5 e 27 de novembro de 2020. O estudo completo pode ser conferido neste link (https://www.sebraepr.com.br/
Mais
Polícia Ambiental atua infrator por destruir floresta nativa, integrante do Bioma Mata Atlântica, em área de mais de 15 hectares
Prefeito faz pronunciamento sobre novas medidas
Como se descontrair durante a pandemia?