Paraná registra 132 novos confirmados de dengue

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (16) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 132 novos casos da doença no estado. O período epidemiológico com início de agosto de 2020 soma 2.704 casos. 205 municípios têm casos da doença; 15 municípios apresentam casos de dengue com sinais de alarme e seis trazem casos de dengue grave. A diferença nas classificações está nos sintomas apresentados que podem ser considerados desde inaparentes e subclínicos até levar ao choque e ao óbito.

A dengue se manifesta com a febre, de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas, que é a vermelhidão pelo corpo. Neste caso, no período de até sete dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem. Os sinais de alerta a dengue apontando evolução para quadros mais graves associa dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros.

Na dengue grave, podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco. O médico Enéas Cordeiro de Souza Filho, da Vigilância Ambiental da Sesa, ressalta que dado ao momento da pandemia, compete ao médico o diagnóstico diferencial com a dengue, “lembrando que sintomas respiratórios estão predominantemente relacionados à Covid-19”

Alerta – “O Estado segue em alerta para a dengue e nossa principal recomendação é para que a população procure mantenha ambientes internos e externos das residências livres de recipientes que possam acumular água parada. A proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, acontece nestes recipientes”, afirma o secretário de Estado Saúde, Beto Preto.

“O Paraná tem hoje 44 municípios que apresentam incidência proporcional acima de 50 casos por 100 mil habitantes”, complementa o secretário. A Sesa tem deslocado equipes da Vigilância Ambiental para orientação junto aos municípios que estão com incidência elevada, como é o caso de Serranópolis do Iguaçu, na região de Foz do Iguaçu, com 4.010,64 casos por 100 mil habitantes e Kaloré, na região de Apucarana, com 1.685,12 casos por 100 mil habitantes. Além da orientação, as equipes da Sesa coordenam ações de busca e remoção dos criadouros do mosquito.

O boletim divulgado hoje aponta 28.463 notificações para a dengue distribuídas por 342 municípios.

Confira o informe completo clicando aqui.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube