Para evitar aglomerações, em função da pandemia, a rodada foi realizada em cinco salas

Rodada de negócios aproxima startups e clínicas de Francisco Beltrão

Ciklo Hub de Inovação/ACEFB, Sebrae/PR e IntecFB colocaram na vitrine as soluções tecnológicas desenvolvidas no Sudoeste

No dia 10 de fevereiro, foi realizada a “Rodada de Negócios Healthtech”, na sede da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB). Foi a primeira atividade do ano do Ciklo Hub de Inovação, em parceria com o Sebrae/PR e a Incubadora Tecnológica de Francisco Beltrão (IntecFB). O evento reuniu dez clínicas do município e cinco startups, beltronenses e de Pato Branco, que desenvolvem soluções para o setor de saúde. Representantes de centro de especialidades e de clínicas de estética, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e odontologia participaram da iniciativa.

A rodada seguiu metodologia do Sebrae/PR, com cada startup tendo dez minutos para fazer apresentações. Foram utilizadas cinco salas, para evitar aglomerações e seguir os protocolos de prevenção à Covid-19. A quantidade de clínicas e startups também foi limitada em função disso. Andréa Barbieri, coordenadora do Ciklo Hub de Inovação, informa que a rodada foi um projeto-piloto e que houve boa receptividade por parte dos participantes.

“Percebemos que a área de saúde está precisando de novas soluções e a rodada foi uma maneira de trabalhar nossa missão, que é de conectar startups e outros centros de inovação com os associados da ACEFB. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, avalia Andréa.

Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, explica que o evento serviu para validação do modelo de rodada de negócios tecnológicos, que será uma das atividades recorrentes do Ciklo. Para ele, a divulgação do volume de tecnologias disponíveis atualmente em Francisco Beltrão e no Sudoeste pode proporcionar ganhos financeiros e econômicos em curto prazo. “A interação entre as empresas de tecnologia e as chamadas ‘tradicionais’ é um grande passo para evolução na cultura do empreendedorismo inovador, que é realidade na região. Literalmente, abre-se uma janela de oportunidades e negócios”, avalia Elizandro.

Negociações

A ClinicMax Sistemas, de Francisco Beltrão, foi uma das participantes. A startup formalizada em 2019 pelos sócios Anderson Zimmermann e Eduardo Cioatto desenvolve sistema de gestão para clínicas e participou pela primeira de uma rodada de negócios. Para Eduardo Cioatto, o contato com representantes das clínicas permitiu perceber os problemas e angústias dos empreendedores e que muitos deles não utilizam sistema de gestão em seus negócios. Também foi uma vitrine para nós. Somos a única startup de healthtech de Francisco Beltrão e oito das dez clínicas não nos conheciam. Já iniciamos negociações com duas delas”, conta Eduardo.

A fonoaudióloga Cleidir Rossarolla, sócia do Centro de Especialidades Pequeno Príncipe, de Francisco Beltrão, esteve entre os participantes e elogia a iniciativa. “Já participei de rodadas de negócios em São Paulo, mas foi a primeira vez aqui na região. Foi uma ótima ideia promover uma rodada específica para nosso setor e poder conhecer as soluções desenvolvidas na região”, analisa.

Cleidir conta que a o centro de especialidades já teve sistema de gestão, mas que o programa era de difícil utilização e acabou sendo descartado. Atualmente, uma secretária encarrega-se de fazer o gerenciamento da agenda de nove profissionais. “A clínica tem uma demanda muito grande quanto à gestão. Não é uma vontade, é uma necessidade de automatizar e ter os devidos controles. Quatro das cinco startups com quem conversamos têm relação com nossa área de trabalho. Nos próximos dias, vamos aprofundar conversas com elas”, antecipa Cleidir.

“O resultado da rodada será colhido no futuro, com as possibilidades de negócios. Mas, o importante foi executar o mecanismo da rodada, num modelo dinâmico de abordagens rápidas, e perceber o interesse das partes envolvidas, como fornecedores de tecnologia com os possíveis contratantes”, completa Alexandre Pecoits, secretário de Planejamento de Francisco Beltrão.

O cronograma do Ciklo Hub de Inovação (https://www.facebook.com/ciklohub-156185409193897/) ainda não está fechado, mas a coordenadora Andréa Barbieri adianta que novas rodadas de negócios serão realizadas em 2021, possivelmente uma a cada mês.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube