A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os conselhos estaduais) e a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PR) renovaram convênio para 2021. O documento, entre outras medidas, concede desconto aos engenheiros, agrônomos e geocientistas registrados no sistema. Para este ano, o desconto definido foi de 66%, superior ao de 2020, que foi de 60%.
O novo contrato refere-se ao fornecimento de canal de acesso virtual dedicado ao banco de dados ABNT Coleção, contendo todas as normas técnicas vigentes e atualizadas do acervo da ABNT e da Associação Mercosul de Normalização (AMN). Também confere o fornecimento, com desconto, de canal de acesso virtual dedicado ao banco de dados ABNT Catálogo e a filiação dos contratantes como sócios na situação de Colaborador Mantenedor da ABNT.
Os profissionais, devidamente registrados e adimplentes junto ao Crea-PR, poderão adquirir pelo link (www.abntcatalogo.com.br/
Claudemir Marcos Prattes, gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, observa que o desconto facilita a compra de normas que são essenciais para o desempenho das atividades dos engenheiros, agrônomos e geocientistas. “Durante a execução de um serviço, o profissional necessita das normas, as quais asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, tais como a qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, entre outros.”
O gerente do DRI acrescenta que a atual gestão do Crea-PR abraçou o desafio de fazer do Conselho uma referência na prestação de serviços aos profissionais e acadêmicos das Engenharias, Agronomia e Geociências paranaenses. “Com este foco, o Conselho está entregando ferramentas de trabalho, gerando oportunidades de atuação e programas de qualificação e aperfeiçoamento. Desta forma, evidencia sua pertinência e relevância para o desenvolvimento destes profissionais”, completa Claudemir Prattes.
Cesar Rubert, Engenheiro Mecânico e inspetor do Crea-PR em Francisco Beltrão, observa que o convênio contribui com os profissionais do sistema. “O que nos direciona na profissão é o trabalho normativo. É praxe, na Engenharia, seguir normas. Há outros distribuidores das normas da ABNT, mas os custos são elevados e alguns colocam limite de tempo. O convênio resulta em desconto considerável e benefício para os profissionais registrados no Crea-PR”, avalia Cesar.
Capacitações gratuitas
O Crea-PR também dispõe de uma exclusiva plataforma de ensino à distância, Pró-Crea 2.0, atualizada no ano passado para trazer modernidade e flexibilidade de uso. O objetivo é capacitar os profissionais registrados no Crea-PR e acadêmicos participantes do Programa CreaJr-PR, por meio de cursos on-line disponibilizados gratuitamente. A plataforma pode ser acessada pelo link (procrea.crea-pr.org.br). “Atualmente, são 14 cursos on-line disponibilizados e temos a previsão de chegar a 20 novos cursos em 2021, todos gratuitos”, avisa Claudemir Prattes.
O Crea-PR também firmou parcerias com as entidades de classe do Paraná, que ofertam, na plataforma Pró-Crea 2.0, cursos e treinamentos sobre temas técnicos de alta complexidade e com maior duração para ampliar a qualificação e apresentação de novas tecnologias aos profissionais registrados. “Esses cursos são viabilizados a um custo bem inferior ao que é proposto no mercado, o que é possível graças ao incentivo e parceria do Crea-PR”, finaliza o gerente do DRI.
Mais
UEM e Unioeste têm nota máxima e Paraná confirma 3° melhor ensino superior do Brasil
Paraná pode ter maior área de cevada da história e consolidar liderança de produção
Secretaria da Fazenda lança projeto com ciclo de palestras para educadores