A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os conselhos estaduais) e a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PR) renovaram convênio para 2021. O documento, entre outras medidas, concede desconto aos engenheiros, agrônomos e geocientistas registrados no sistema. Para este ano, o desconto definido foi de 66%, superior ao de 2020, que foi de 60%.
O novo contrato refere-se ao fornecimento de canal de acesso virtual dedicado ao banco de dados ABNT Coleção, contendo todas as normas técnicas vigentes e atualizadas do acervo da ABNT e da Associação Mercosul de Normalização (AMN). Também confere o fornecimento, com desconto, de canal de acesso virtual dedicado ao banco de dados ABNT Catálogo e a filiação dos contratantes como sócios na situação de Colaborador Mantenedor da ABNT.
Os profissionais, devidamente registrados e adimplentes junto ao Crea-PR, poderão adquirir pelo link (www.abntcatalogo.com.br/
Claudemir Marcos Prattes, gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, observa que o desconto facilita a compra de normas que são essenciais para o desempenho das atividades dos engenheiros, agrônomos e geocientistas. “Durante a execução de um serviço, o profissional necessita das normas, as quais asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, tais como a qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, entre outros.”
O gerente do DRI acrescenta que a atual gestão do Crea-PR abraçou o desafio de fazer do Conselho uma referência na prestação de serviços aos profissionais e acadêmicos das Engenharias, Agronomia e Geociências paranaenses. “Com este foco, o Conselho está entregando ferramentas de trabalho, gerando oportunidades de atuação e programas de qualificação e aperfeiçoamento. Desta forma, evidencia sua pertinência e relevância para o desenvolvimento destes profissionais”, completa Claudemir Prattes.
Cesar Rubert, Engenheiro Mecânico e inspetor do Crea-PR em Francisco Beltrão, observa que o convênio contribui com os profissionais do sistema. “O que nos direciona na profissão é o trabalho normativo. É praxe, na Engenharia, seguir normas. Há outros distribuidores das normas da ABNT, mas os custos são elevados e alguns colocam limite de tempo. O convênio resulta em desconto considerável e benefício para os profissionais registrados no Crea-PR”, avalia Cesar.
Capacitações gratuitas
O Crea-PR também dispõe de uma exclusiva plataforma de ensino à distância, Pró-Crea 2.0, atualizada no ano passado para trazer modernidade e flexibilidade de uso. O objetivo é capacitar os profissionais registrados no Crea-PR e acadêmicos participantes do Programa CreaJr-PR, por meio de cursos on-line disponibilizados gratuitamente. A plataforma pode ser acessada pelo link (procrea.crea-pr.org.br). “Atualmente, são 14 cursos on-line disponibilizados e temos a previsão de chegar a 20 novos cursos em 2021, todos gratuitos”, avisa Claudemir Prattes.
O Crea-PR também firmou parcerias com as entidades de classe do Paraná, que ofertam, na plataforma Pró-Crea 2.0, cursos e treinamentos sobre temas técnicos de alta complexidade e com maior duração para ampliar a qualificação e apresentação de novas tecnologias aos profissionais registrados. “Esses cursos são viabilizados a um custo bem inferior ao que é proposto no mercado, o que é possível graças ao incentivo e parceria do Crea-PR”, finaliza o gerente do DRI.
Mais
PCPR prende homem investigado por extorsão virtual ocorrida em Francisco Beltrão
Evento em Pato Branco reúne centenas de líderes rurais do Sudoeste
Julho Amarelo reforça estratégias de enfrentamento às hepatites virais no Paraná