BPM reduz o índice de homicídios na região de sua abrangência, segundo dados

De acordo com o índice de ocorrências atendidas durante o ano de 2020 pelo efetivo policial militar do 3º Batalhão, verifica-se a redução de 55,5% na taxa de homicídios dolosos na área do 3º BPM, que abrange 16 municípios da região sudoeste do Estado do Paraná. Os dados foram coletados pela seção de Planejamento e Estatística da Polícia Militar, com base no ano de 2019 em comparação a 2020, em que os números mostram a significativa redução de mais da metade das ocorrências de crimes contra a vida. Esta é considerada a maior redução de crimes de homicídios dolosos em toda a extensão territorial do Paraná.

Tais números são resultados da aplicação constante do efetivo em ações de policiamento ostensivo preventivo e de fiscalização, com patrulhamento e operações, e também com a colaboração da comunidade, contribuindo assim na redução dos índices de criminalidade e na preservação da ordem pública. A Polícia Militar segue comprometida com a sua missão, protegendo e garantindo à sociedade sudoestina segurança e tranquilidade tão almejadas por todos, e isto é obtido com a competência e a dedicação do serviço prestado pelos integrantes do 3º Batalhão de Polícia Militar, os quais demonstram sempre elevados grau de profissionalismo, comprometimento e dedicação ao trabalho.

Operação Vida: Visando a redução dos crimes contra a vida, há 2 semanas está sendo realizada a Operação Vida, que teve início em 25 de janeiro de 2021 e acontece em todo o Estado do Paraná, com a coordenação do Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson, e a aplicação de mais de 3 mil policiais militares realizando abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos, patrulhamento ostensivo, bem como bloqueios táticos e de trânsito em vias urbanas e rurais. Com base no planejamento estratégico da corporação, o objetivo principal é a preservação da vida dos paranaenses, diminuindo os índices de homicídios dolosos, feminicídios, crimes contra a vida e à ordem pública.

A Operação Vida foi planejada tendo em vista o último balanço realizado pela PMPR no ano de 2020 que apontou o aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo, também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados tem relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.

Com base nesta análise criminal, constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares. Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios/bairros, a fim de oferecer maior sensação de segurança à população paranaense.

Concomitante com a Operação Vida, outras Operações também são realizadas, a exemplo da Operação Pronta Resposta II, que conta com o reforço do efetivo policial militar de outras Unidades PM do Estado, e a Operação Manhã Segura, em que policiais militares da rádio patrulha são aplicados na intensificação do policiamento nos pontos de entrada das 16 cidades abrangidas pelos 3º BPM, com a realização de bloqueios de trânsito e fiscalizações diversas.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube