Avanço de casos por covid-19 é preocupante em Pato Branco, segundo dados da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária  realizou  uma coletiva de imprensa para informar sobre o novo decreto das medidas contra a Covid-19. Presentes a secretária de Saúde, Lilian Cristina Brandalise, o prefeito Robson Cantu (PSD).  O ato foi  na sede da Vigilância Sanitária. Segundo os dados, nos últimos dias, os casos negativos ultrapassaram os positivos. A preocupação está centrada até o dia 14 de fevereiro, pois as notificações começaram  aumentar a partir do dia 8 de fevereiro, por exemplo, foram registradas mais de 100 notificações,  no dia 09, 200 notificações. Clique aqui e confira na integra o Decreto

A faixa etária, de 20 a 40 anos, é a que corresponde a 78%, adolescente 8%, crianças 3% e idosos na faixa de 10%. A média de casos que predominava era de 20 a 25 casos em janeiro. Atualmente, a média é de é de 31 ocorrências, o que preocupa, conforme a Vigilância Sanitária. Pelos dados estão notificados mais de 600 casos. O número poderá gerar 200 novos casos na semana que vem. No mês de janeiro, as notificações eram reduzidas, porém nos primeiros dias de fevereiro, as notificações aumentaram de forma expressiva. Em menos de uma semana mais de 800 casos notificados.

O coordenador da Vigilância, Rodrigo Bertol, lembra que, o número não representa que todas as pessoas estejam doentes, ou seja, as pessoas procuram em quatro dias os estabelecimentos de saúde. Outro dado ressalta Bertol, é o aumento de casos positivados.  Também preocupa a taxa de ocupação de leitos hospitalares. A UTI adulto apresenta 100%, enfermaria mais de 50% e UTI pediátrica 99%.  Isso requer atenção e cuidado da comunidade. Poderão faltar leitos em Pato Branco, o sistema poderá colapsar.Clique acompanhe apresentação dos dados pela Vigilância.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube