Estão abertas as indicações para a escolha dos melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs) apresentados em Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, nas Engenharias, Agronomia e Geociências. Conforme regulamento e edital específicos, os coordenadores de cursos poderão indicar até cinco TCCs apresentados por acadêmicos da(s) última(s) turma(s) de egressos do respectivo curso (considerando o ano de 2020), sendo que o processo de definição dos TCCs a serem indicados fica totalmente a critério da coordenação de curso.
O prazo para indicações dos trabalhos vai até 2 de maio e a eleição dos melhores trabalhos está programada para 13 de junho. As mostras dos trabalhos selecionados pelos colegiados regionais e estaduais acontecerão em agosto e novembro deste ano.
O prêmio Melhores TCCs é realizado pelo Crea-PR através do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e Colégio de Entidades de Classe (CDER) e elege os três melhores trabalhos desenvolvidos no Paraná, nas modalidades de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Agronomia, Engenharia Elétrica, Agrimensura e Geologia e Minas.
José Abramo Marquese, Engenheiro Agrônomo, professor da UTFPR – Câmpus Pato Branco e coordenador regional do CIE, salienta que o colégio e a Regional Pato Branco do Crea-PR têm trabalhado intensamente junto às coordenações dos cursos relacionados para que estimulem alunos e professores a participarem da iniciativa.
“Vale destacar que os temas dos trabalhos são escolhidos conforme sua relevância e aplicabilidade prática, com ideias conjuntas de orientadores e alunos. Para estes recém-formados, a premiação representa reconhecimento e valorização dos esforços de seus estudos. Também reforça seus currículos, mostrando sua capacidade diferenciada e facilitando sua inserção no mercado profissional”, frisa o professor Abramo.
Sudoeste teve primeiro lugar
Na edição 2020, o prêmio Melhores TCCs teve um projeto de formandos de Engenharia Elétrica do Unidep – Centro Universitário, de Pato Branco, em primeiro lugar. Everton Luiz Morelatto e Rafael Welington Sanitá são os autores de “Análise de implantação de uma usina de geração de energia elétrica através de resíduos sólidos urbanos em Pato Branco – PR”. O trabalho desenvolvido pelos agora registrados Engenheiros Eletricistas inova ao utilizar o lixo orgânico produzido nas cidades como combustível em uma usina de produção de energia elétrica. O projeto demonstrou viabilidade técnica e econômica para a implantação a partir da queima dos resíduos sólidos urbanos (RSU) gerados no município e região.
Consulta
A consulta ao regulamento e ao edital, bem como outras informações sobre a indicação, eleição e divulgação dos melhores TCCs pelo Crea-PR, está disponível na internet (https://bit.ly/2Mu8amN).
Mais
Sudoeste:84% dos municípios do Paraná têm saldo positivo de empregos de janeiro a setembro
Sudoeste: Feira Sabores do Paraná divulga lista definitiva das 66 agroindústrias selecionadas
PCPR indicia médica por crimes contra pacientes em Pato Branco