Sanepar suspende rodízio em cidades do Oeste e Sudoeste

Saem da zona de risco Capanema, Dois Vizinhos, Nova Prata do Iguaçu, Planalto e Salgado Filho. Cascavel, Medianeira e Três Barras do Paraná também saem da fase de alerta.

As chuvas do mês de janeiro trouxeram alívio para o Paraná e possibilitaram o fim do rodízio no Oeste e Sudoeste. Essas regiões foram beneficiadas com um volume acima da média histórica para o primeiro mês do ano. Em Cascavel, por exemplo, onde choveu mais de 400 milímetros, a quantidade de chuva supera os registros dos últimos 10 anos para janeiro.

A gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, diz que, além das chuvas, foi de fundamental importância a colaboração da população. “Embora o uso racional deva fazer parte do dia a dia das cidades, as pessoas entenderam que o momento estava crítico e que necessitava ainda mais da participação e apoio de todos, priorizando o uso da água para atividades essenciais de alimentação e higiene dos ambientes”, destaca. Na região Oeste, Cascavel, Medianeira e Três Barras do Paraná saíram da fase de alerta. Os rios que abastecem as três cidades estão com níveis normais e estáveis. Assim, a partir de fevereiro fica suspenso o rodízio no abastecimento de água.

Palotina, abastecida por poços e minas, vai permanecer em alerta e com avaliação diária do sistema. Mesmo com toda a chuva, esses mananciais não voltaram a ter estabilidade em suas vazões.

Sudoeste – Com as chuvas regulares, a Sanepar também decidiu suspender em definitivo o alerta de rodízio para cinco das seis cidades da região Sudoeste. Capanema, Dois Vizinhos, Nova Prata do Iguaçu, Planalto e Salgado Filho saem da zona de risco. Apenas Pranchita vai permanecer em estado de alerta. Os poços que abastecem a cidade ainda não recuperaram suas vazões em níveis normais. Para este sistema, as equipes farão a avaliação semanal.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube