Estudo que analisa o discurso pedagógico na universidade é reconhecido no Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Um projeto realizado no Câmpus Pato Branco estudou o funcionamento do discurso pedagógico dentro da universidade. O então estudante de Licenciatura em Letras Português e Inglês, Dener Gabriel Ferrari, analisou as falas dos docentes sobre as percepções destes acerca do sistema de avaliação utilizado pelos alunos no final de cada semestre para avaliar os professores. O objetivo foi identificar como se dão os processos parafrásticos e polissêmicos do discurso pedagógico nas falas de professores dentro da UTFPR.

Os estudos foram realizados sob a orientação da professora Márcia Andrea dos Santos entre os anos de 2016 e 2018. Segundo Dener, eles apontam para uma permanência da paráfrase (reprodução de ideias através de uma nova forma, mas sem alterar o sentido) no discurso de professores de bacharelado, enquanto nas falas de professores de licenciatura a polissemia (um sentido novo/diferente) se faz mais presente.

“Buscamos saber no trabalho como os professores representavam em suas falas os professores e os alunos. Isto é, queríamos saber como esses professores enxergavam eles mesmos e os seus alunos em suas falas e como as falas desses professores dialogavam ou não com algumas considerações teóricas que foram escritas pela professora Eni Orlandi sobre o funcionamento do discurso pedagógico – que basicamente pode ser entendido sobre aquilo que se fala na e sobre a escola”, explica o estudante.

Dener Ferrari teve o trabalho premiado na categoria das Ciências Humanas e Sociais, de estudantes de graduação, da 33ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, prêmio idealizado pela Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior. A entrega da premiação foi realizada de forma virtual, devido à pandemia.

“As nossas análises oferecem subsídios para se pensar mudanças na formação continuada dos professores universitários e no sistema de avaliação”, completa.

“O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho que nossa área desenvolve. Nós temos pesquisas que podem contribuir para a melhoria das relações entre os sujeitos do processo de aprendizagem nas universidades”, finaliza a professora Marcia dos Santos.

O trabalho foi apresentado, ainda, no XIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos e pode ser conferido no link do evento.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube