Um projeto realizado no Câmpus Pato Branco estudou o funcionamento do discurso pedagógico dentro da universidade. O então estudante de Licenciatura em Letras Português e Inglês, Dener Gabriel Ferrari, analisou as falas dos docentes sobre as percepções destes acerca do sistema de avaliação utilizado pelos alunos no final de cada semestre para avaliar os professores. O objetivo foi identificar como se dão os processos parafrásticos e polissêmicos do discurso pedagógico nas falas de professores dentro da UTFPR.
Os estudos foram realizados sob a orientação da professora Márcia Andrea dos Santos entre os anos de 2016 e 2018. Segundo Dener, eles apontam para uma permanência da paráfrase (reprodução de ideias através de uma nova forma, mas sem alterar o sentido) no discurso de professores de bacharelado, enquanto nas falas de professores de licenciatura a polissemia (um sentido novo/diferente) se faz mais presente.
“Buscamos saber no trabalho como os professores representavam em suas falas os professores e os alunos. Isto é, queríamos saber como esses professores enxergavam eles mesmos e os seus alunos em suas falas e como as falas desses professores dialogavam ou não com algumas considerações teóricas que foram escritas pela professora Eni Orlandi sobre o funcionamento do discurso pedagógico – que basicamente pode ser entendido sobre aquilo que se fala na e sobre a escola”, explica o estudante.
Dener Ferrari teve o trabalho premiado na categoria das Ciências Humanas e Sociais, de estudantes de graduação, da 33ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, prêmio idealizado pela Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior. A entrega da premiação foi realizada de forma virtual, devido à pandemia.
“As nossas análises oferecem subsídios para se pensar mudanças na formação continuada dos professores universitários e no sistema de avaliação”, completa.
“O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho que nossa área desenvolve. Nós temos pesquisas que podem contribuir para a melhoria das relações entre os sujeitos do processo de aprendizagem nas universidades”, finaliza a professora Marcia dos Santos.
O trabalho foi apresentado, ainda, no XIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos e pode ser conferido no link do evento.
Mais
Prefeitura de Pato Branco apresenta proposta para evitar despejo de famílias no loteamento Siliprandi
Trigêmeas de Palmas se preparam para intercâmbios do Ganhando o Mundo 2026
Prefeitura de Pato Branco realiza Audiência Pública sobre Programa de Asfalto Rural