Crea-PR tem novos conselheiros e inspetores no Sudoeste

Profissionais do Sudoeste tomam posse em funções de liderança estadual e regional nas Engenharias, Agronomia e Geociências

Neste mês, a Regional Pato Branco do Crea-PR passou a contar com a participação de novos conselheiros e inspetores no Sudoeste. Além dos sete conselheiros com mandato em andamento, a região tem cinco novos indicados para o período de três anos (janeiro de 2021 a dezembro de 2023). São representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) e de Entidades de Classe que têm a atribuição de acompanhar assuntos inerentes à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional, objetivando a defesa da sociedade.

Nesta nova gestão, três conselheiros do Sudoeste assumem mandato pela primeira vez: Karlize Posanske da Silva, Engenheira Civil, indicada pela Associação de Engenheiros de Palmas (AEP) – suplente Rafael Lima da Luz, Engenheiro Civil; Vitor Ivan Pretto Guerra, Engenheiro Civil (sem suplente), que integra a Câmara Especializada em Engenharia Civil (CEEC); Vicente Michaliszyn, Engenheiro Agrônomo (sem suplente), que passa a fazer parte da Câmara Especializada de Agronomia (CEA). Guerra e Michaliszyn foram indicados pela Faculdade Mater Dei.

A região tem, ainda, dois conselheiros iniciando mandato após reeleição: Rafael Moretto, Engenheiro Civil, indicado pela Area-PR (suplente – Keli Starck, Engenheira Ambiental); e Clodomir Luiz Ascari, Engenheiro Agrônomo, indicado pela AEA-PB (suplente – Marlene de Lurdes Ferronato, Engenheira Agrônoma).

Orley Jair Lopes, Engenheiro Agrônomo de Francisco Beltrão (com mandato de conselheiro encerrando no final deste ano), foi recentemente eleito como coordenador-adjunto da CEA e gestor estadual da Fiscalização no Crea-PR. Ricardo Bertoncello, Engenheiro Eletricista de Vitorino (conselheiro até 2022) foi eleito coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE). A conselheira Karlize Posanske da Silva foi eleita coordenadora estadual do Comitê Mulheres do Conselho.

Ricardo Bertoncello, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica do Unidep Centro Universitário, de Pato Branco, explica que terá como missão, como coordenador-adjunto da CEEE, trazer o equilíbrio entre a representação dos profissionais com a das IES. “Para este ano, a meta é ser um representante das instituições de ensino na Câmara Especializada. Atuar junto aos cursos de Engenharia Elétrica do Estado, na busca por melhor formação dos profissionais e integração dos recém-formados no mercado”, explica Bertoncello, que também faz parte da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) e da Comissão de Avaliação e Perícia (CAP).

Vitor Ivan Pretto Guerra, coordenador do núcleo de Engenharias e do curso de Engenharia Civil da Faculdade Mater Dei, ressalta o movimento de aproximação do Crea-PR com as instituições de Ensino Superior. “Estar nas IES não é uma atribuição do Crea, mas percebe-se que o Conselho tem a intenção de contribuir para a qualidade da formação dos profissionais. Minha intenção em participar como conselheiro é contribuir de maneira efetiva nos avanços que a Educação pode ter na qualidade da execução das atribuições dos profissionais das Engenharias. Afinal, são as faculdades e universidades que formam os profissionais”, pondera Vitor Guerra.

Novos inspetores

A Regional Pato Branco contará com 11 novos inspetores, com mandato até dezembro de 2023. Na Inspetoria de Francisco Beltrão, cinco inspetores assumem o cargo pela primeira vez: Jhuly Caroline Biava, Engenheira Agrônoma; Natielen Somariva Toledo Penso, Engenheira Química e de Segurança do Trabalho; Wandrey Angelo Zatta, Engenheiro Civil; Cesar Rubert, Engenheiro Mecânico; e Marco Antonio Baú de Carli, Engenheiro Químico. O sexto integrante é o Engenheiro Eletricista Henajer Luis Stella, que inicia o segundo mandato como inspetor.

Na Inspetoria de Palmas, Barbara Meurer, Engenheira Civil, inicia primeiro mandato, enquanto José Roberto Winckler, Engenheiro Agrônomo, vai para o segundo mandato como inspetor. Na Inspetoria de Pato Branco, há quatro inspetores novos: Jorge Jamhour, Engenheiro Agrônomo; Álvaro Scariot Júnior, Engenheiro Civil; William Cezar de Souza Pollonio Machado, Engenheiro Químico; Grasielle Adriane Toscan Lorencetti, Engenheira de Segurança do Trabalho. Dois estão em segundo mandato como inspetores: Sergio Luiz Masutti, Engenheiro Eletricista; e Wagner Marques Carneiro, Engenheiro Mecânico.

A Inspetoria de Realeza tem Adriano Raul Fasolo, Engenheiro Eletricista, em primeiro mandato. Regina De Toni, Engenheira Civil, e Rubens Luis Rolando Souza, Engenheiro de Segurança do Trabalho, entram no segundo mandato. Natielen Somariva Toledo Penso, que atua na Secretaria de Administração da Prefeitura de Francisco Beltrão, será inspetora do Crea-PR pela primeira vez, com a expectativa de ampliar contato com profissionais e contribuir com a estrutura do Crea-PR.

“O inspetor tem um papel importantíssimo na melhoria do processo de fiscalização do Conselho. A expectativa é de melhorar a eficiência da ação de fiscalização do exercício profissional, no sentido de coibir o exercício ilegal da profissão e de desvios de conduta dos profissionais, além da defesa dos interesses da categoria e da sociedade. Acredito que juntos somos mais fortes”, afirma Natielen.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube