Segurança lança em Pato Branco, a Operação Pronta Resposta II

Nesta segunda-feira, (25), o 3º Batalhão de Polícia Militar  fez o lançamento, em Pato Branco,  da Operação Pronta Resposta II, que visa a dar uma pronta resposta a ações críticas, de modo que policiais militares fazem bloqueios e barreiras em todo o Paraná para prender criminosos. Estiveram presentes na ocasião o Comandante do 3º Batalhão, major Heraldo Correia de Lima, o subcomandante major, Vicente Carvalho Júnior, e o comandante desta operação o 1º Tenente Carlos Gustavo de Lima Dias, do 16º BPM, município de Guarapuava.

A Operação Pronta Resposta II está sendo desencadeada pelo Subcomando Geral da PMPR por equipes táticas. As ações é  para fazer frente ao crime organizado. A aplicação é feita com base no planejamento estratégico da PM, com informações obtidas pelo setor de Inteligência da Corporação, de forma a dar pronta resposta caso aconteça alguma ação crítica, de modo que, policiais militares possam fazer bloqueios e barreiras, em todo o Paraná, para prender os criminosos. São  desenvolvidas ainda ações de combate ao tráfico de drogas, contrabando, furtos e roubos entre outros delitos, em apoio às equipes que já atuam na região.

Segundo o comandante do 3º BPM, major Heraldo Correia de Lima, objetivo da operação é combater o tráfico de drogas, porte e posse irregular  de armas de fogo. Com isso, a fiscalização vai ser  intensificada com  abordagens e bloqueios e com reforço do efetivo, pois estão integrandos as ações 20 policiais de outras regiões do Estado. “A operação coloca a segurança mais perto da sociedade, da população”, ressalta o comandante, acrescentando que as ações serão realizadas nos 16 municípios que integram a área de atuação do BPM.

Os policiais que serão empregados são integrantes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), e outras equipes táticas locais para fazer frente ao crime organizado.

Dados

A Operação Vida foi planejada tendo em vista o último balanço realizado pela PMPR no ano de 2020 que apontou o aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. O estudo confirmou que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados tem relação com o tráfico de drogas, porte, posse irregular de arma de fogo. Com base nesta análise criminal constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube