Nesta terceira semana de 2021, a UTFPR Câmpus Dois Vizinhos obteve a Declaração de Habilitação do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) para realização de testes de RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2. Os testes já estão sendo realizados desde dezembro de 2020 no Laboratório de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BIOMOL), e após a análise e aprovação da documentação enviada com concordância de 100% dos resultados das amostras pelo Lacen, o laboratório foi incluído no Sistema Estadual de Laboratórios de Saúde Pública do Paraná.
O Laboratório Biomol foi inaugurado no dia 19 de novembro de 2020, em um investimento de cerca de 700 mil reais, fruto de uma parceria entre UTFPR, Rotary Internacional e a Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos. Nesta parceria, o equipamento termociclador RT-qPCR, a cabine de segurança biológica e a autoclave vertical, foram adquiridos com verba do Subsídio Global GG2013376 da Fundação Rotária do Rotary International, parceria entre o Distrito 4640 com o Rotary Club de Pésaro D2090-Itália e Rotary clubes locais de Dois Vizinhos, totalizando R$ 148.000,00. A Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos contribuiu com o robô para automação da extração de RNA viral, além de outros equipamentos (total de R$ 200.000,00), enquanto a UTFPR contribuiu com a reforma para adequação do laboratórios, investimento em recursos humanos, insumos e outros equipamentos essenciais.
Recentemente, a UTFPR recebeu kits de RT-qPCR e extração de RNA viral advindos do Ministério da Saúde que serão utilizados em benefício da comunidade do Sudoeste do Paraná. A UTFPR-DV já realizou tratativas com a Secretaria Municipal de Saúde para o estabelecimento de uma parceria e a utilização desses kits de forma estratégica no município e região. Esta é mais uma ação da Universidade trabalhando no enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus em benefício da comunidade.
Destacamos que, apesar de todo o alívio pela chegada das primeiras doses da vacina, as medidas preventivas devem continuar sendo realizadas, e os serviços de diagnóstico ainda se farão bastante necessários durante todo o ano de 2021.
Mais
Secretaria de Meio Ambiente intensifica fiscalização após fechamento da ONG Focinhos da Je
Prefeitura orienta população sobre os riscos no consumo de produtos clandestinos sem inspeção sanitária
Avanço logístico no Sudoeste do Paraná: PR-916 e PRC-280 impulsionam desenvolvimento regional