Laboratório de Biologia Molecular da UTFPR Dois Vizinhos obtém habilitação do Lacen para realizar testes de RT-PCR da COVID-19

Nesta terceira semana de 2021, a UTFPR Câmpus Dois Vizinhos obteve a Declaração de Habilitação do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) para realização de testes de RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2. Os testes já estão sendo realizados desde dezembro de 2020 no Laboratório de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BIOMOL), e após a análise e aprovação da documentação enviada com concordância de 100% dos resultados das amostras pelo Lacen, o laboratório foi incluído no Sistema Estadual de Laboratórios de Saúde Pública do Paraná.

O Laboratório Biomol foi inaugurado no dia 19 de novembro de 2020, em um investimento de cerca de 700 mil reais, fruto de uma parceria entre UTFPR, Rotary Internacional e a Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos. Nesta parceria, o equipamento termociclador RT-qPCR, a cabine de segurança biológica e a autoclave vertical, foram adquiridos com verba do Subsídio Global GG2013376 da Fundação Rotária do Rotary International, parceria entre o Distrito 4640 com o Rotary Club de Pésaro D2090-Itália e Rotary clubes locais de Dois Vizinhos, totalizando R$ 148.000,00. A Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos contribuiu com o robô para automação da extração de RNA viral, além de outros equipamentos (total de R$ 200.000,00), enquanto a UTFPR contribuiu com a reforma para adequação do laboratórios,  investimento em recursos humanos, insumos e outros equipamentos essenciais.

Recentemente, a UTFPR recebeu kits de RT-qPCR e extração de RNA viral advindos do Ministério da Saúde que serão utilizados em benefício da comunidade do Sudoeste do Paraná. A UTFPR-DV já realizou tratativas com a Secretaria Municipal de Saúde para o estabelecimento de uma parceria e a utilização desses kits de forma estratégica no município e região. Esta é mais uma ação da Universidade trabalhando no enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus em benefício da comunidade.

Destacamos que, apesar de todo o alívio pela chegada das primeiras doses da vacina, as medidas preventivas devem continuar sendo realizadas, e os serviços de diagnóstico ainda se farão bastante necessários durante todo o ano de 2021.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube