Boletim da Sesa confirma 83 novos casos de dengue no Paraná

O boletim da Secretaria Estadual da Saúde divulga nesta terça-feira (19) 83 novos casos confirmados de dengue. O Paraná soma 1.807 casos desde o início do período que começou em agosto do ano passado. De acordo com o boletim, 187 municípios apresentam casos confirmados da doença; 16 registram casos de dengue com sinais de alarme e 6 municípios registram casos de dengue grave.

O estado tem 20.993 notificações para a dengue distribuídas em 324 municípios das 22 Regionais de Saúde. Os casos autóctones, quando o paciente contrai a doença no município de residência, são maioria. Dos 1.807 casos, 1.456 confirmam autoctonia.

“O Paraná segue atento a questão da dengue, promovendo ações de orientação junto aos municípios e à população. Nos primeiros dias de janeiro apoiamos uma força-tarefa no município de Sengés, onde equipes da Sesa atuaram junto aos profissionais da vigilância local para o controle de um surto na cidade; milhares de criadouros foram eliminados de forma manual e quatro caminhões de lixo e entulhos retirados”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“Com isso, verificamos mais uma vez, que os criadouros estão principalmente em ambientes domésticos e reforçamos para que os paranaenses cuidem dos quintais não deixando nenhuma possibilidade para que a água fique acumulada em reservatórios e recipientes destampados”, destacou o secretário.

“Estamos passando pelo período das chuvas, propícia para a proliferação do Aedes aegypti, então a recomendação da Sesa é para que a população mantenha os ambientes limpos, livres de entulhos e que sejam eliminados todos os pontos que possam acumular de água parada; lembrando ainda que estamos vivendo momento difíceis com a pandemia da Covid-19 e que todas as medidas preventivas para os dois agravos devem ser mantidas em benefício da saúde e da vida”, disse Beto Preto.

Confira o informe completo clicando aqui.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube