Os donos de pequenos negócios continuam otimistas mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas em 2020 e pretendem investir nos negócios em 2021. No Paraná, conforme pesquisa nacional realizada pelo Sebrae, 62% dos empresários têm expectativa de aplicar recursos na empresa neste ano. A prioridade será a modernização de produtos e processos (12%), divulgação (10%), ampliação do mix de produtos/serviços (10%), ampliação da capacidade produtiva (7%), entre outros.
O estado praticamente acompanha o panorama nacional, em que 63% dos empresários demonstraram pretensão de realizar investimentos, principalmente em modernização de produtos e processos (13%), divulgação (13%), ampliação do atendimento ou capacidade produtiva (9%), além de ampliação do mix de produtos/serviços (9%), entre outros.
Ainda segundo o levantamento, 27% dos donos de pequenos negócios no Brasil afirmam não ter condições de fazer investimentos em 2021. Já no Paraná, esse percentual é de 23%. A precaução entre os empresários paranaenses também é maior. Enquanto no cenário nacional 10% afirmaram que preferem guardar dinheiro para emergências, no estado 14% preferem guardar.
“A pandemia trouxe o senso da necessidade da precaução para a rotina dos empresários, uma postura que passa a fazer parte do dia a dia dessas empresas. Acreditamos que esta foi uma lição que veio para ficar”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Apesar dessa expectativa de investimento, a pesquisa mostrou que houve em novembro, em nível nacional, uma queda no ritmo de recuperação do faturamento das micro e pequenas empresas. Depois de seis meses de uma retomada contínua, pela primeira vez o faturamento médio, ainda abaixo do normal considerando antes da pandemia, registrou uma ligeira queda: passou de -36%, em setembro, a -39%, em novembro. Houve ainda crescimento da proporção de empresários que confessaram estar com muitas dificuldades para manter o negócio em operação (de 43%, em setembro, para 47%, em novembro) – no estado, 45% afirmaram estar com muitas dificuldades de manter o negócio.
A pesquisa faz parte de uma série iniciada em março pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, a partir da chegada da Covid-19 ao Brasil. As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 24 de novembro, com 6.138 donos de pequenos negócios de todos os estados e Distrito Federal.
Inovação
O levantamento confirma o comportamento dos empresários de implementar inovações em seus negócios como forma de driblar os obstáculos impostos pela pandemia. Entre setembro e novembro, cresceu de 39% para 43% o número de empresas que passou a oferecer um novo produto ou serviço, por força da crise. No Paraná, 38% das empresas lançaram ou começaram a comercializar novos produtos e serviços desde o início da pandemia.
A pesquisa também mostrou aumento (de 67% para 70%) na proporção de empresas que vendem utilizando internet (apps, Instagram, WhatsApp etc.). O WhatsApp apareceu como a plataforma mais utilizada (84%), seguida pelo Instagram (54%) e Facebook (51%). Entre os paranaenses, o mais utilizado é o WhatsApp (80%).
Mais crédito
Outro dado positivo da pesquisa é a continuidade da ampliação do acesso ao crédito. Desde abril, a proporção de empreendedores que tiveram o pedido de empréstimo aprovado pelos agentes financeiros saltou de 11% (abril) para 34% (novembro). Neste período, 51% dos empreendedores paranaenses procuraram empréstimo e 45% tiveram as solicitações aprovadas.
Já o nível de endividamento dos empreendedores brasileiros permaneceu no mesmo patamar, entre setembro e novembro, com 31% das empresas com dívidas em atraso (mesmo percentual da última pesquisa); 37% com dívidas, mas em dia com os pagamentos; e 32% declararam não ter dívidas.
Números da pesquisa
No Paraná
12% pretendem investir em modernização do negócio
10%pretendem investir em divulgação
10% planejam ampliar o mix de produtos/serviços
9% querem investir em capacitação própria
7% pretendem aplicar a capacidade produtiva
6% desejam reformar o estabelecimento
6% outros investimentos
2% planejam investir na capacitação dos funcionários
23% declararam não ter condições de fazer investimentos
14% vão optar em guardar recursos para uma emergência
38% das empresas lançaram ou começaram a comercializar algum produto ou serviço novo a partir da crise
51% buscaram empréstimo
45% conseguiram empréstimo
No Brasil
13% pretendem investir em divulgação
13% querem modernizar os negócios (produtos e processos)
9% pretendem ampliar a capacidade produtiva ou de atendimento
9% planejam ampliar o mix de produtos/serviços
6% querem investir em capacitação própria
6% desejam reformar o estabelecimento
5% outros investimentos
2% planejam investir na capacitação dos funcionários
27% declararam não ter condições de fazer investimentos
10% vão optar em guardar recursos para uma emergência
43% das empresas lançaram ou começaram a comercializar algum produto ou serviço novo a partir da crise
52% das empresas buscaram empréstimo
34% dessas tiveram o pedido aprovado
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