A Liga Estudantil PR foi uma competição de e-sports organizada em 2020 pelo Governo do Estado, por meio da Paraná Esporte. Essa primeira edição foi exclusiva para estudantes de 14 a 18 anos matriculados em escola regular e com residência comprovada no Paraná. Foram 3.297 inscrições. O projeto foi viabilizado em parceria com a RPC e patrocínio da Copel Telecom.
As disputas aconteceram nos finais de semana de julho em quatro diferentes jogos: Brawl Stars, Clash Royale, Pro Evolution Soccer (PES) – no PS4 e XBOX – e Fortnite. As finais foram narradas pelos casters conhecidos da cena game: Bruno Clash, Muuh Pro e Pai Também Joga (Fortinite). O intuito foi criar alternativas inovadoras no mundo do esporte em meio à pandemia e ainda fomentar um mercado que tem crescido em todo o mundo.
“Essa iniciativa com os estudantes do Estado tornará o Paraná um grande polo brasileiro de evolução de e-sports, trazendo o desenvolvimento de esportes da mente com a participação de grandes talentos e, acima de tudo, incentivando um nicho de negócio, emprego e renda”.
Confira os campeões em cada jogo
Clash Royale: Rafael Adriano Zauza Menezes Zangaritem (nick: StangSand), de 16 anos, estudante no Colégio Loanda, da cidade de Loanda.
Brawl Stars: o time Dragon Heads, de Pato Branco, formado por Pedro Henrique Schenato (16 anos, Colégio Integral); Guilherme ComniskyMezzomo (15 anos, Colégio Alfa); Lucas Alexander Vera (15 anos, Colégio Estadual de Pato Branco).
Fortnite: Kevin Castro Pedroso Pinto (nick: Kevetro), de 17 anos, do Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, de Curitiba.
PES XBOX: Vitor Gabriel Mendes KeppeKonig (nick: Vitorkonig), de 14 anos, do Colégio Pichon, de Colombo.
PES PS4: Eduardo Spek de Freitas (nick: Eduardinho_pr), 15 anos, do Colégio Estadual Desembargador Clotário Portugal, de Campo Largo.
Mais
Volume de vendas do comércio do Paraná cresce 5,5% de janeiro a agosto de 2024
PCPR prende suspeito por homicídio e ocultação de cadáver em Mangueirinha
Prestação de contas: Paraná teve aumento real de 74,3% no investimento público em 2024