Publicados os calendários acadêmicos para o ano de 2021

A UTFPR divulgou os calendários acadêmicos de 2021 para os 13 câmpus da Universidade. Excepcionalmente, por conta da suspensão das atividades presenciais em 2020 como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19), o ano será organizado com três períodos letivos.

Segundo os calendários, já aprovados no Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep), o segundo período letivo de 2020 será realizado de 18 de fevereiro a 25 de maio e, na sequência, virão os períodos 2021.1, de 16 de junho a 4 de setembro, e 2021.2, de 22 de setembro a 22 de dezembro. Os documentos valem para os cursos de graduação, cursos técnicos e do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem).

Os calendários publicados apresentam as datas para o início das aulas dos calouros, dos feriados nacionais e municipais, períodos de recesso e férias, prazo para conclusão das atividades docentes e finalização dos diários de classe. Também estão contemplados os períodos para planejamento de capacitação e de ensino, pesquisa e extensão. O calendário completo será publicado em fevereiro, antes do início das aulas. Os cronogramas com as respectivas instruções para as matrículas dos alunos veteranos, por sua vez, deverão ser disponibilizados na próxima semana.

APNPs

Em 2021, as aulas serão ministradas como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), conforme nova nomenclatura adotada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Este formato poderá ser revertido para o presencial caso as autoridades sanitárias e a própria UTFPR assim autorizem. A orientação é que todas as unidades curriculares e pedagógicas sejam ofertadas no formato não presencial. Durante o período de ensino remoto na UTFPR, ainda, alguns regramentos especiais foram estabelecidos como, por exemplo, a suspensão do cômputo do tempo de integralização e trancamento de curso.

Desde 16 de março, as atividades presenciais na UTFPR estão suspensas como medida preventiva de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O formato de atividades didáticas não presenciais começou a ser aplicado em todos os câmpus da UTFPR em agosto e será finalizado neste mês de dezembro, correspondendo ao período letivo 2020.1.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube