Laboratório BioMol da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos inicia os testes de Covid-19 em profissionais da saúde

O Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BioMol) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi oficialmente inaugurado no dia 19 de novembro de 2020, fruto de uma parceria entre a UTFPR, Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos e Rotary Clube. Após a inauguração, os trâmites de entrega fiscal da obra foram finalizados, bem como inspeção da Vigilância Sanitária e vinculação da instituição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Na sequência, o laboratório foi completamente sanitizado para dar início aos primeiros testes para padronização dos protocolos, que seguirão as metodologias internacionais estabelecidas pelo CDC americano (Centers for Disease Control and Prevention). Foram testadas amostras dos professores e alunos que irão atuar no laboratório, bem como amostras de professores voluntários como o Diretor Geral Everton Lozano e a Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Michele Potrich. Todas as padronizações foram concluídas com sucesso total dentro do nível de Biossegurança 2 (NB2). Destaca-se que os pesquisadores atuantes no laboratório, especialmente na área de extração do RNA viral, devem atuar com a máxima proteção, vestindo uma paramentação composta de até 9 itens.

Destacamos novamente que a UTFPR não é posto de coleta e neste momento o BioMol está realizando somente análises para os profissionais da saúde de Dois Vizinhos, um grupo de trabalhadores que está trabalhando de maneira muito dedicada e exemplar há mais de 8 meses na linha de frente do combate a Pandemia do Novo Coronavírus.

No início de 2021, outros grupos também deverão ser atendidos, e os serviços do BioMol poderão ser contratados por empresas e entidades. Maiores informações sobre os serviços do laboratório podem ser encontradas no link: https://portal.utfpr.edu.br/dv/biomol e consultadas pelo e-mail biomol-dv@utfpr.edu.br.

O BioMol está em fase de tramitação de documentos para habilitação junto ao LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná) e uma vez habilitado, o laboratório se compromete a informar diariamente a realização dos exames para diagnóstico molecular do vírus SARS-CoV-2.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube