A Fomento Paraná encerrou nesta sexta (18) em Capanema, no Sudoeste do Estado, a Caravana de Crédito Turismo. O movimento foi realizado em parceria com prefeituras e outras entidades em 22 municípios do Litoral e da Costa Oeste, nas bordas do lago da usina de Itaipu, com objetivo de ofertar linhas de crédito aos empreendedores para reforçar os preparativos para a temporada de verão, que exige cuidados extras por conta da pandemia.
“Estamos encerrando uma ação inédita do Governo do Estado a partir da Fomento Paraná. Levamos crédito aos empreendedores dos municípios do Litoral, da Costa Oeste e até do Sudoeste”, disse Heraldo Neves, diretor-presidente da instituição, em Capanema, onde foi recebido pelo prefeito Américo Bellé.
A caravana foi realizada em parceria com os municípios, as associações comerciais e outras entidades, para ofertar crédito em condições acessíveis a donos de pequenos negócios em apoio à manutenção e expansão da atividade turística, que é responsável por muitos empregos.
Heraldo Neves destacou o trabalho da equipe e dos parceiros agentes de crédito e correspondentes. Ele que antecipou a possibilidade de a caravana voltar a percorrer os municípios no em 2021. “No próximo ano estaremos circulando novamente e queremos com muita força deixar esses espaços mais atrativos para os turistas”, completou Neves.
Para o prefeito de Capanema, Americo Bellé, a presença da instituição é de grande importância para o município. “Somente hoje foram atendidas mais de 30 pessoas. Diversas ideias e projetos para o turismo e demais áreas foram apresentadas. Aguçou a intenção de diversos empresários e proporcionou um momento único em nosso fim de ano”, disse Bellé.
AFETADO – O trabalho da caravana foi dedicado especialmente ao segmento de turismo, que foi muito afetado pela pandemia neste ano, para ajudar os empreendedores a reforçar os estoques para manutenção da atividade ou mesmo expansão, fazendo algum investimento para melhorar as condições de atendimento aos veranistas nessa temporada.
A caravana foi iniciada em novembro, no Litoral, em parceria com as prefeituras de Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Paranaguá e Guaratuba e também na Ilha do Mel, com a participação a Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná.
Na Costa Oeste, visando especialmente os empreendedores dos municípios lindeiros ao lago da represa da usina de Itaipu, e do rio Paraná, que são muito procurados nessa época, especialmente para pesca, esportes náuticos ou apenas para descansar, a caravana percorreu desde Porto Rico e Loanda, no Noroeste, até Capanema, no Sudoeste, passando por Medianeira, Missal, Itaipulândia, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Terra Roxa, Guaíra, Mercedes, Entre Rios do Oeste, São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu.
CONTÍNUO – De acordo com o diretor de Mercado, Renato Maçaneiro, a caravana é uma ação pontual de aproximação e divulgação, junto com os parceiros da instituição, mas o processo de concessão do crédito aos empreendedores é contínuo.
“A caravana passa mas permanece a parceria local, com agentes de crédito e correspondentes habilitados e preparados para fazer os atendimentos e a recepção e encaminhamento das propostas de empréstimos ou financiamento”, destaca Maçaneiro.
Mais
Com “estreia” do Sudoeste, Lote 6 vai duplicar rodovias entre Cascavel e Pato Branco
PCPR deflagra operação com 47 mandados contra grupos criminosos do Sudoeste
Trenzinho do Sindicomércio volta a fazer passeios no centro de Pato Branco