Em Pato Branco, morre o radialista Inélci Pedro Matiello,

O radialista Inélci Pedro Matiello,  morreu nesta quinta-feira (17).  Em 2019, ele foi homenageado pelo Legislativo.  Matiello agradeceu a homenagem e recordou  que, no primeiro dia em que a emissora entrou em operação, vendaval danificou a torre de transmissão. Foi no dia 31 de julho de 1954, quando acontecia o ato inaugural da então Rádio Colméia.  Mais adiante, relatou a trajetória no futebol, locutor esportivo. Certa vez, segundo ele, a equipe de Pato Branco precisa de um empate da cidade de Cambará, inclusive o jogo foi até aos 68 minutos do segundo tempo. Iniciou a carreira trabalhando como sonoplasta e presenciou relatos da Revolta do Colono. O locutor era Ivo Tomazoni, ele (Ivo), entrava no estúdio da emissora armando (revólver).Confira o vídeo da entrevista de Matiello, depois da entrega da homenagem,  de autoria do vereador Ronalce Moacir Dalchiavan (PP),

Na cidade

Matiello nasceu no dia 26 de junho de 1941, em Águas de Rondinha, no Rio Grande do Sul. Filho de Vitorio Matiello e Teodolinda Monfrini Matiello (in memoriam), Matiello chegou à cidade Pato Branco com seus pais e irmãos no ano de 1955.

Matiello iniciou sua carreira na rádio em 1955, Rádio Colméia, com apena 11 anos de idade, atuou ao lado de  Ivo Tomazoni, Viniguns Winkelman e Levino Adolhe (primeiro a falar em rádio em Pato Branco), na função de sonoplasta. Trabalhou até 1959 e retornou, posteriormente no ano de 1961, onde permaneceu até quinta-feira, na Rádio Celinauta. Quando retornou ao rádio, em 1961, Matiello assumiu a condição de locutor, animando programas de auditório e programas semanais, com a participação dos ouvintes através de cartas e mesmo por telefone (que na época eram poucos).

Locutor esportivo

No ano de 1965, o Estádio Frey Gonçalo em Pato Branco foi sede do jogo do Ipiranga, de Erechim, contra o Internacional. Como o Gualberto, narrador esportivo que transmitiria o jogo, não pôde realizar a transmissão, Matiello assumiu a posição e passou a ser narrador esportivo titular.

Além da carreira de radialista, ele teve papel fundamental no crescimento do esporte, em especial o futebol, contribuiu no processo de fusão do Palmeiras com o Internacional, originando o Pato Branco Esporte Clube em 1979.

Movimento

Matiello trabalha todos os dias, atuando como locutor e trabalha na TV Sudoeste. Ele relembra que participou de momentos importantíssimos da história, como por exemplo, a Revolta dos Posseiros no ano de 1957.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube