O Plenário do Legislativo aprovou, em primeira discussão de votação, em sessão realizada nesta sexta-feira (11), o Projeto de Lei 185/2020, de autoria do Executivo, que propõe a prorrogação do mandato dos atuais diretores de escolas da rede municipal. A Secretaria de Educação e Cultura propôs prorrogação por um ano, estendendo o término do mandato vigente até 31 de dezembro de 2021.
Alteração
Os vereadores aprovaram uma subemenda modificativa, que prorroga até 1° de março de 2021, o mandato dos atuais Diretores de Escolas da Rede Municipal de Pato Branco. Os vereadores, portanto, atenderam as recomendações do Ministério Público, que orienta pelo adiamento processo de escolha, mas a consulta deve acontecer na rede de ensino no prazo de 60 dias. A matéria retorna à pauta de votação na próxima semana e no período de recesso do Legislativo.
Justificativa
O gestor municipal apresenta quatro justificativas para prorrogação. Entre elas, a excepcionalidade do ano letivo de 2020, em decorrência da pandemia Codiv-19, em que as aulas presenciais ocorreram até 19 de março do corrente ano, sendo substituídas por Regime Especial com trabalho escolar remoto.
O tempo necessário para o trâmite da consulta pública para a formação de listas tríplices para daí ser feita a escolha que será nomeada para a direção escolar, com a dificuldade imposta pelo isolamento social.
A necessidade de se iniciar um trabalho pedagógico intensivo em 2021, para recuperar os pré-requisitos de 2020 e ainda trabalhar os pré-requisitos do ano letivo de 2021, o que exigirá uma equipe escolar conhecedora da realidade em que se circunscreve a Instituição.
Mais
Governo do Estado repassa R$ 912,9 milhões aos municípios em novembro
Com rodovias do Oeste e Sudoeste, leilão do Lote 6 será no fim deste mês
6ª Companhia de Polícia Rodoviária apreende carregamento de maconha