Programa de desenvolvimento de Palmas tem nova denominação

No dia 27 de novembro, foram revelados os premiados no concurso cultural para escolha do novo nome do Programa de Desenvolvimento Econômico de Palmas, no sudoeste do Paraná. A ação foi resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura de Palmas, Sebrae/PR, IFPR – Câmpus Palmas, Câmara Municipal e iniciativa privada, que integram o Comitê Organizador do Programa, e envolveu alunos do ensino fundamental das redes pública e privada do município. O nome escolhido para o programa é Damapec, acróstico de Desenvolvimento, Agricultura, Maçã, Artesanato, Pinhão, Eólica e Compensado.

O concurso teve início em 27 de maio, com trabalhos de alunos de turmas do quinto ano: 109 inscrições na categoria Logomarca; 70 na categoria Nome; e 116 para o Slogan. A seleção dos trabalhos foi realizada no final de agosto. Por conta da pandemia, a entrega só aconteceu no dia 27 de novembro, no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori.

A logomarca criada por Nicolas Lazzarotto Verdi, da Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes, foi a escolhida, retratando as usinas eólicas, o gado, a mata, prédios, casas e escola. José Gabriel Fragoso Santos, também da Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes, idealizou o acróstico Damapec. Na categoria Slogan, a vencedora foi Karen Yumi Hasegawa, do Colégio Bom Jesus, com a frase “Desenvolvimento e união andam juntos, nossa cidade precisa de você”. Os três primeiros colocados nas três categorias receberam prêmios doados por empresas do município, parcerias na iniciativa.

O prefeito de Palmas, Kosmos Panayotis Nicolaou, salienta a parceria com o Sebrae/PR no Damapec, que teve início em janeiro deste ano. “Infelizmente, veio a pandemia e alterou os planos iniciais. Mesmo assim, conseguimos dar andamento a várias ações do programa, como o concurso cultural. Já temos marca, nome, slogan e esperamos agora colher os frutos. Com o Damapec, esperamos promover o desenvolvimento e atender às necessidades do município”, analisa Kosmos.

Maria Auria Mulhmann, consultora do Sebrae/PR, explica a importância do concurso cultural para o programa de desenvolvimento econômico de Palmas. “Principalmente, por propiciar a sensação de pertencimento em relação ao programa. Também é importante destacar o trabalho do Comitê Organizador, desde a mobilização dos jurados voluntários até o acompanhamento de todas as atividades, e a participação das diretoras, professoras, alunos e da população no processo”, frisa a consultora. Mais de mil pessoas participaram da votação dos trabalhos.

Entre os jurados voluntários estavam alguns professores do IFPR – Câmpus Palmas. “O IFPR atua em diferentes frentes e programas institucionais, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Natural que a instituição seja parceira do Damapec”, observa o professor Alexandre M. Sanches.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube