Crea-PR fiscaliza as instalações temporárias de Natal na região

A fiscalização verifica a responsabilidade técnica e atividades relacionadas à Engenharia que podem oferecer riscos à população

Mesmo com a pandemia de Covid-19, e o consequente isolamento social, alguns municípios da região Sudoeste montaram as tradicionais decorações natalinas. Como em todos os anos, a equipe de fiscalização da Regional Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) fez as verificações necessárias quanto à responsabilidade técnica das atividades relacionadas às Engenharias.  Em Pato Branco, as fiscalizações aconteceram nos dias 5 e 6 de novembro. No dia 23 do mesmo mês, foi a vez de Francisco Beltrão. Em Dois Vizinhos, a fiscalização aconteceu em 26 de novembro.

Gilmar Ritter, responsável pelo setor de fiscalização na Regional Pato Branco do Crea-PR, explica que o trabalho se estende às estruturas temporárias, como sistemas de sonorização, as instalações elétricas e brinquedos (como a roda gigante na praça Presidente Vargas, em Pato Branco). “A fiscalização foi realizada nas atividades relacionadas à Engenharia e que podem oferecer risco aos usuários”, explica Gilmar Ritter.

Itamir Montemezzo, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho em Francisco Beltrão, também conselheiro do Crea-PR, ressalta que, neste ano, o cuidado na montagem das instalações temporárias tem que ser redobrado. “Além da contratação de empresas habilitadas e com responsáveis técnicos registrados no Crea-PR, também é preciso seguir as medidas preventivas relacionadas à Covid-19”, alerta Montemezzo. O Engenheiro frisa que as fiscalizações têm como objetivo colaborar com a proteção da população e também das equipes de montagem.

Cuidado nas montagens domésticas e vitrines

Nesta época do ano, é comum que empresas decorem suas vitrines e fachadas com temas natalinos. O mesmo acontece em muitas residências. Para evitar problemas, as pessoas devem seguir certas medidas de cautela no momento da instalação das decorações, principalmente as luminosas.

Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho Itamir Montemezzo, é preciso levar em consideração alguns pontos básicos ao manusear e utilizar eletricidade. Para quem vai fazer instalação provisória de decorações natalinas, a principal recomendação é que a pessoa esteja segura de que os produtos que serão instalados sejam certificados pelo Inmetro, o que garante que aquele item foi inspecionado e verificado antes de ser aprovado para o consumidor. Outra questão importante é pensar no local onde as instalações serão feitas, pois a ambientação pode exigir diferentes tipos de equipamentos e componentes.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube