A Empresa Junior BioHapten – Processos Biotecnológicos, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia firmou no dia 27 de novembro de 2020, um Acordo de Cooperação Técnica junto a cooperativa de crédito CRESOL, afim de atender a 06 produtores rurais de BIOGÁS, por um período de 02 anos. O Acordo de Parceria tem por objetivo o desenvolvimento de trabalhos técnicos e laboratoriais de diagnósticos/levantamentos dos processos/procedimentos de produção, manipulação e análises da matéria prima de resíduos sólidos e líquidos de origem animal (contemplando resíduos da produção de frangos, suínos e bovinos) a produção e uso do biogás, assim como, do digestato (biofertilizante) e outros, constará em laudos e relatórios, acompanhados de soluções, sugestões e recomendações para os produtores rurais do município de Dois Vizinhos e região sudoeste do Paraná.
O Biogás é um gás inflamável, composto por uma mistura de gases, sendo seus principais componentes o dióxido de carbono e o metano (gás de maior interesse, devido ao poder calorifico). O Biogás é proveniente do processo de biodigestão anaeróbia da matéria orgânica, a qual acontece pela ação de um conjunto de microrganismos em determinados patamares de temperatura, umidade e pH.
Destaca-se que a energia oriunda da biodigestão é utilizada nas próprias propriedades rurais e o excedente, em algumas dessas, poderá ser vendida a uma empresa parceira (cooperativa de energia ou outra), utilizando a rede da Copel, sendo depois vendida a certos parceiros usuários e consumidores. É uma ação de sustentabilidade, de energia alternativa, limpa e renovável.
Para tal, compreende-se de um Plano de Trabalho e Cronograma de Atividades que visa acompanhar trimestralmente o processo nas propriedades rurais, durante um período de 02 anos, garantindo o bom funcionamento da estrutura e ou conforme demandas especificas dos produtores rurais em suas propriedades, que será seguido pelos alunos designados do curso de graduação, tendo à frente a equipe BioHapten, representada pela então presidente Andressa Kottvitz Thomazi e sob orientação de um professor tutor da Empresa Jr., ora o Sr. Sérgio Luiz Kuhn.
Salienta-se que este é o primeiro trabalho de relevância e durabilidade e que tende a se expandir para novos produtores rurais de biogás locais e da região. Assim como deve firmar novos convênios com agroindústrias em outras demandas. A UTFPR-DV reforça a importância dessa parceria e agradece a confiança e o apoio dos gestores da Cresol, representado no ato pelo Sr. Erasmo Rizelo.
Mais
Com “estreia” do Sudoeste, Lote 6 vai duplicar rodovias entre Cascavel e Pato Branco
PCPR deflagra operação com 47 mandados contra grupos criminosos do Sudoeste
Trenzinho do Sindicomércio volta a fazer passeios no centro de Pato Branco