O prefeito Augustinho Zucchi sancionou, nesta segunda-feira (30), a Lei Nº 5.627, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício sonoro no Município de Pato Branco. De autoria do vereador Carlinho Antonio Polazzo, a lei entrará em vigor nesta terça-feira (01), quando da sua publicação.
Serão proibidos, conforme a Lei, os fogos de vista com estampido; os de estampido; os foguetes, com ou sem flecha, de apito ou de lágrimas, com bomba; as baterias; os morteiros com tubos de ferro; rojões; e demais fogos de artifício que contenham acima de 25 centigramas de pólvora, por peça, em eventos de qualquer natureza, em que a Prefeitura de Pato Branco seja promotora ou tenha qualquer tipo de participação, parceria ou colaboração; e em eventos realizados em espaços públicos e privados, independentemente de serem fechados, como edificações, ou abertos, como vias públicas ou praças.
A veterinária Karine Pacheco, representante do Grupo de Mobilização contra os Fogos, afirma que há alguns anos a luta pela proibição de fogos barulhentos tem feito parte de muitas vidas e foi intensificada há um ano, quando da união do grupo. “E hoje, finalmente, chegou o dia mais feliz dessa luta. Em nome de todos que estiveram juntos, nossa gratidão! É uma vitória não só para os engajados com a causa animal, mas para autistas, médicos pediatras que sofriam em hospitais. Proíbe-se os fogos barulhentos, de rojões, não os luminosos e de baixo estampido”, ressalta.
A Lei Nº 5.627 estabelece, que em constatação da existência do material proibido, haverá apreensão imediata pelo Poder Público Municipal, sendo que o não cumprimento da Lei acarretará aos infratores multa de até 100 (cem) UFM – Unidade Fiscal do Município, na primeira constatação e o dobro no caso de reincidência. A fiscalização da lei cabe ao executivo municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realizará ações de educação e sensibilização para melhor tratar da questão.
Mais
PCPR prende cinco pessoas em operação contra crimes violentos em Clevelândia
PCPR prende suspeito de tripla tentativa de homicídio em Saudade do Iguaçu
Paraná concentra 5 das 10 cidades mais desenvolvidas do Brasil, aponta estudo da Firjan