Crea-PR agiliza atendimentos por meio on-line

Tratamento de protocolos, como registros profissionais e de empresas, não parou na pandemia e prazos foram diminuídos

Em março deste ano, com a pandemia de Covid-19, o atendimento presencial foi suspenso em todas as regionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Mesmo assim, os serviços foram mantidos, graças a adequações no sistema. Na Regional Pato Branco, que compreende os municípios do Sudoeste, todas as solicitações foram processadas, com ganho de tempo. O tratamento dos protocolos, com prazos estabelecidos por regulamento entre cinco e sete dias úteis, tem ocorrido em quatro dias úteis e, na grande maioria dos casos, em prazos ainda menores.

Taciana Tonial, facilitadora administrativa na Regional Pato Branco do Crea-PR, relata que estão sendo atendidos todos os pedidos de registros profissionais e de empresas, com e sem vínculo com o Conselho, assim como as emissões de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e emissão de acervos técnicos, entre outros. “O prazo regulamentar estabelecido para o tratamento dos protocolos fica entre cinco e sete dias úteis. Mas, por conta da adequação do sistema para os meios digitais, conseguimos baixar o tempo para quatro dias úteis, até menos”, compara.

Quanto aos registros dos recém-formados nas Engenharias, Agronomia e Geociências, Taciana informa que o sistema permite a entrada dos protocolos de forma digital. “Há, também, a opção da entrega da carteira de registro profissional pelos Correios. A maioria tem optado por essa forma”, acrescenta a facilitadora.

Cassiano Alba, Engenheiro Eletricista, é sócio de uma empresa fundada neste ano, que atua nos ramos das Engenharias Elétrica e Civil. “Nossa empresa foi formada no auge da pandemia. O registro foi feito em maio, de forma digital, e transcorreu sem problemas. Um dos sócios, recém-formado, registrou-se no Conselho. Fizemos o registro da empresa e conseguimos emitir ARTs e solicitar os acervos técnicos”, relata.

Alba salienta que todos os protocolos foram atendidos antes dos prazos anunciados. “O meio digital encurtou caminhos”, frisa.

Ricardo Bertoncello, Engenheiro Eletricista de Pato Branco e conselheiro do Crea-PR, é também coordenador do curso de Engenharia Elétrica no Centro Universitário de Pato Branco (Unidep). Ele detalha que foram realizadas formaturas dos cursos de Elétrica e Civil no dia 6 de março deste ano, e que a instituição passou a trabalhar em home office dez dias depois, em função da pandemia de Covid-19. “Todos os alunos conseguiram fazer registros, recebemos vários elogios pelo serviço. Os novos profissionais foram devidamente habilitados de acordo com resoluções do Confea”, pontua Bertoncello, sobre o processo de registro profissional, que permite o exercício das profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências dentro da legalidade.

Com o rebote nos casos de Covid-19 na região, a continuidade dos serviços ganha ainda mais importância. “Temos formaturas programadas para os próximos meses, em instituições de ensino públicas e privadas. Os futuros profissionais podem ficar tranquilos que seus registros serão protocolados e tratados para que possam trabalhar legalmente”, encerra Ricardo Bertoncello.

Atendimentos

O sistema pode ser acessado pelo site do Crea-PR (https://bit.ly/3o4m4sR) e há também a possibilidade de agendamento presencial nas Inspetorias, após contato telefônico:

Inspetoria de Pato Branco – (46) 3220-5800;

Inspetoria de Francisco Beltrão – (46) 3524-4279;

Inspetoria de Realeza – (46) 3543-1530;

Inspetoria de Palmas – (46) 3220-5800.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube