Em março deste ano, com a pandemia de Covid-19, o atendimento presencial foi suspenso em todas as regionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Mesmo assim, os serviços foram mantidos, graças a adequações no sistema. Na Regional Pato Branco, que compreende os municípios do Sudoeste, todas as solicitações foram processadas, com ganho de tempo. O tratamento dos protocolos, com prazos estabelecidos por regulamento entre cinco e sete dias úteis, tem ocorrido em quatro dias úteis e, na grande maioria dos casos, em prazos ainda menores.
Taciana Tonial, facilitadora administrativa na Regional Pato Branco do Crea-PR, relata que estão sendo atendidos todos os pedidos de registros profissionais e de empresas, com e sem vínculo com o Conselho, assim como as emissões de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e emissão de acervos técnicos, entre outros. “O prazo regulamentar estabelecido para o tratamento dos protocolos fica entre cinco e sete dias úteis. Mas, por conta da adequação do sistema para os meios digitais, conseguimos baixar o tempo para quatro dias úteis, até menos”, compara.
Quanto aos registros dos recém-formados nas Engenharias, Agronomia e Geociências, Taciana informa que o sistema permite a entrada dos protocolos de forma digital. “Há, também, a opção da entrega da carteira de registro profissional pelos Correios. A maioria tem optado por essa forma”, acrescenta a facilitadora.
Cassiano Alba, Engenheiro Eletricista, é sócio de uma empresa fundada neste ano, que atua nos ramos das Engenharias Elétrica e Civil. “Nossa empresa foi formada no auge da pandemia. O registro foi feito em maio, de forma digital, e transcorreu sem problemas. Um dos sócios, recém-formado, registrou-se no Conselho. Fizemos o registro da empresa e conseguimos emitir ARTs e solicitar os acervos técnicos”, relata.
Alba salienta que todos os protocolos foram atendidos antes dos prazos anunciados. “O meio digital encurtou caminhos”, frisa.
Ricardo Bertoncello, Engenheiro Eletricista de Pato Branco e conselheiro do Crea-PR, é também coordenador do curso de Engenharia Elétrica no Centro Universitário de Pato Branco (Unidep). Ele detalha que foram realizadas formaturas dos cursos de Elétrica e Civil no dia 6 de março deste ano, e que a instituição passou a trabalhar em home office dez dias depois, em função da pandemia de Covid-19. “Todos os alunos conseguiram fazer registros, recebemos vários elogios pelo serviço. Os novos profissionais foram devidamente habilitados de acordo com resoluções do Confea”, pontua Bertoncello, sobre o processo de registro profissional, que permite o exercício das profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências dentro da legalidade.
Com o rebote nos casos de Covid-19 na região, a continuidade dos serviços ganha ainda mais importância. “Temos formaturas programadas para os próximos meses, em instituições de ensino públicas e privadas. Os futuros profissionais podem ficar tranquilos que seus registros serão protocolados e tratados para que possam trabalhar legalmente”, encerra Ricardo Bertoncello.
Atendimentos
O sistema pode ser acessado pelo site do Crea-PR (https://bit.ly/3o4m4sR) e há também a possibilidade de agendamento presencial nas Inspetorias, após contato telefônico:
Inspetoria de Pato Branco – (46) 3220-5800;
Inspetoria de Francisco Beltrão – (46) 3524-4279;
Inspetoria de Realeza – (46) 3543-1530;
Inspetoria de Palmas – (46) 3220-5800.
Mais
Alimentação balanceada: Estado contrata mais 70 nutricionistas para atuar nas escolas
Secretaria da Saúde divulga novo boletim da dengue com mais 239 casos
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.624 vagas de trabalhlo com carteira assinada