PCH Bela Vista tem mais de 80% das obras executadas

Projeto também inclui a construção de uma subestação elevadora e uma linha de distribuição de alta-tensão que fará a conexão com a subestação Dois Vizinhos, para fazer a ligação ao Sistema Interligado Nacional.

A construção da PCH Bela Vista, empreendimento orçado em R$ 217 milhões, ultrapassa 80% de execução. Além da usina, o recurso é também para a construção de uma subestação elevadora e uma linha de distribuição de alta-tensão que fará a conexão com a subestação Dois Vizinhos, para fazer a ligação ao Sistema Interligado Nacional. A linha de 18,4 quilômetros de extensão passará pelos municípios de Verê, São Jorge do Oeste e Dois Vizinhos.

Cerca de 450 pessoas trabalham em todas as frentes de serviço. A previsão é que a instalação da PCH seja finalizada em junho do ano que vem. Até lá, porém, a central já estará produzindo energia porque as quatro unidades geradoras começam a entrar em operação, uma a uma, a partir do mês de março.    A PCH Bela Vista terá capacidade para produzir 29,81 megawatts (MW) de energia, o suficiente para atender cerca de 100 mil consumidores. São três geradores na casa de força principal, com capacidade de produção de 29,3 MW, e outro na casa de força complementar, com potência instalada de quase 0,5 MW.

ESTÁGIO ATUAL – Ao longo do mês de novembro, duas importantes etapas foram concluídas na construção da PCH Bela Vista: a execução do concreto compactado da barragem de onde a água verte, permitindo o andamento da execução das ogivas. Essas duas etapas são necessárias para o enchimento do reservatório previsto para janeiro de 2021. Para o fechamento das obras nessa porção da barragem, também está em andamento a construção da laje de proteção de jusante (rio abaixo) e do muro na margem direita.

Na barragem de segunda etapa, iniciada após o desvio do Rio Chopim em junho deste ano, 100% do volume total de concreto compactado previsto no projeto já foi executado. Além disso, foram iniciadas as concretagens de segundo estágio do pré-distribuidor da unidade 1 e a armação do trecho de sucção que antecede a montagem eletromecânica e descida do gerador da unidade 1. A construção da tomada de água, ponto de captação do reservatório para os condutos que levarão até as turbinas, já atingiu 90%. A parte de construção civil da obra apresenta avanços da ordem de 80%.

CASA DE FORÇA – Na estrutura da casa de força o foco principal é a atuação conjunta para a instalação do gerador da unidade 1 e a continuidade da montagem eletromecânica desta unidade, que tem previsão de entrar em operação em março de 2021.

Bela Vista terá quatro unidades geradoras (conjuntos de turbinas e geradores). As três maiores serão montadas na casa de força principal, que fica a 150 metros da barragem, alternativa que permitiu melhor aproveitamento do desnível do terreno. Uma unidade geradora menor será instalada na casa de força complementar, junto à barragem, para gerar energia usando a vazão de mínima de água, que deverá ser mantida rio abaixo de forma permanente.

Com a chegada dos primeiros painéis elétricos, as atividades de montagem dos equipamentos eletromecânicos da PCH vão se intensificando ainda mais a partir de agora, já que a parte de construção civil da hidrelétrica está bastante avançada. O primeiro estágio de concretagem da casa de força foi finalizado e a cobertura e fechamentos laterais da edificação estão prontos também.

PONTE – O projeto completo ainda prevê a construção de uma ponte de 200 metros sobre o Rio Chopim como contrapartida para a comunidade do entorno, compondo uma ligação rodoviária entre os municípios de Verê e São João. A obra foi iniciada em maio de 2020 e está prevista para ser concluída em janeiro. A ponte terá largura total de 7,8 metros e pista dupla, além de dois passeios para pedestres e proteções laterais.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube