Rede Municipal de Educação de Pato Branco inicia período de rematrícula escolar 2021

Cronograma para alunos que estão regularmente matriculados segue até a próxima sexta-feira (27)

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciou nesta segunda-feira (23) o cronograma de rematrículas para alunos que já estão matriculados no ensino fundamental das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), o que inclui a Educação Infantil, de zero a três anos, Infantil 4 e 5, 1º ao 5º ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Sala de Recursos (alunos da educação especial). Pais ou responsáveis terão até a próxima sexta-feira (27), para garantir a vaga na mesma instituição municipal.

Em função da pandemia do Coronavírus, a confirmação da rematrícula poderá ser realizada via grupos de WhatsApp ou presencialmente na escola, no momento da retirada da avaliação do último bimestre. O atendimento nas escolas para a entrega da prova escrita e para os pais/responsáveis assinarem a ficha de rematrícula, acontece das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, a documentação para a rematrícula não está sendo exigida neste momento. “Como acontece na rede estadual, estes documentos poderão ser entregues no início do próximo ano letivo, após solicitação da Rede Municipal, evitando que os pais ou responsáveis pelos alunos precisem se deslocar a lugares públicos para providenciá-los”, reiterou Heloí.

Matrículas novas

O cronograma para matrículas novas para o Infantil 4, Infantil 5 e 1º ano, inicia na próxima semana, entre os dias 30/11 e 04/12. Alunos provenientes de outras instituições de ensino, outros municípios ou estado, assim como dos CMEIs, Escolas Municipais que desejam trocar de instituição, são considerados como matrículas novas e não transferência.

A secretária afirma que há vagas suficientes para crianças com mais de quatro anos nas escolas do município. “São cerca de mil vagas novas a cada ano, dos alunos dos quinto anos, que saem da rede municipal e migram para a rede estadual. Pode acontecer que não haja vagas em determinadas escolas, mas se for respeitado o princípio de matrícula na escola mais próxima do seu endereço, há vagas para todas as crianças, sim”, pontua Heloí.

Para as vagas nos CMEIs, destinadas às crianças de zero a três anos, os pais ou responsáveis devem realizar o cadastro online, através do link, disponibilizado no site da Prefeitura Municipal de Pato Branco: https://patobranco-educa.ids.inf.br/vagas.

Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Pato Branco possui 8.720 alunos matriculados e regulares, total que abrange as 26 escolas – destas, nove possuem atendimento de creche – e os 14 CMEIs. Dos alunos do ensino fundamental, 906 estão concluindo o 5º ano e, a partir de 2021, deixarão a Rede Municipal, para ingressar no 6º ano da Rede Estadual ou particular.

Calendário Escolar

As aulas nas escolas municipais, assim como o atendimento dos CMEIs, de Pato Branco encerram no dia 19 de dezembro, retornando para o ano letivo de 2021, em 18 de fevereiro.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube