Entidades de classe paranaenses que participaram do 13º Ciclo do Prêmio Crea-PR de Qualidade (PCQ) foram premiadas na sexta-feira (13), no encerramento da 1ª SEPEAG-DIGITAL (Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências). A primeira edição do evento foi totalmente on-line e transmitida pelas plataformas do Crea-PR no Youtube e Facebook. No ciclo, de 1º de outubro de 2019 até 30 de setembro deste ano, as entidades foram avaliadas por uma equipe de auditores, em 11 critérios: Sistema de Gestão; Atuação Junto ao Sistema Confea/Crea; Qualificação Profissional; Ambiente Associativo; Ética Profissional; Políticas Públicas; Comunicação; Liderança; Responsabilidade Administrativa; Sustentabilidade; e Cidadania.
A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB) conquistou um dos principais prêmios, o de melhor entidade de classe de porte médio do Estado, e também de destaque na Atuação junto ao Sistema Confea/Crea. A Associação de Engenheiros Florestais do Sudoeste e Oeste do Paraná (Aefos) foi destaque na categoria Liderança e a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (Area-PB) foi destaque regional.
Diogo Colella, gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR, explica que a participação das entidades no PCQ é opcional e que o Sudoeste teve outras duas participantes: a Associação dos Engenheiros de Palmas (AEP) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste (Sudenge). “O resultado do PCQ leva em conta a pontuação em 11critérios. O objetivo é que as entidades tenham a rotina de análise de seus sistemas de gestão e de sustentabilidade para que possam garantir a promoção do associativismo e estrutura sólida de representatividade junto a sociedade e ao Crea”, resume Diogo Colella.
A AEA-PB participa pelo terceiro ano consecutivo do programa de qualidade. Edson Roberto Silveira, presidente da associação, observa que a premiação do PCQ é o reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados. “É um programa para qualidade, que avalia uma série de fatores, como trabalhos efetuados, parcerias, documentação, relacionamento com associados, ética e capacitação, entre outros. São chaves para a gestão profissional e com sustentabilidade econômica”, observa o Engenheiro Agrônomo Edson Silveira.
A Aefos destacou-se no critério Liderança. A presidente da associação, Suzamara Biz, salienta que o PCQ gera uma cadeia de benefícios ao sistema, às entidades e aos profissionais. “À medida que premia as entidades que se destacam, nos diversos critérios, o programa incentiva ainda mais o trabalho em benefício dos associados, que tendem a se tornar mais participativos e atuantes como profissionais, na entidade e no Crea”, analisa a Engenheira Florestal. Suzamara complementa que a meta é manter a participação da Aefos nas próximas edições do PCQ, como “forma de nortear o trabalho da entidade na defesa dos bons profissionais e do exercício ético da profissão.”
Sergio Luiz Masutti, Engenheiro Eletricista, presidente da Area-PB, destaca a ação do Crea-PR e agradece o reconhecimento. “É um orgulho ser destaque regional, mesmo em um ano difícil no mundo inteiro, com muitos obstáculos impostos pela pandemia, ainda mais para as entidades de classe. A auditoria virtual foi extremamente complexa quanto a retratar a realidade da associação”, frisa Masutti.
Mais
PCPR prende cinco pessoas em operação contra crimes violentos em Clevelândia
PCPR prende suspeito de tripla tentativa de homicídio em Saudade do Iguaçu
Paraná concentra 5 das 10 cidades mais desenvolvidas do Brasil, aponta estudo da Firjan