UTFPR-DV inaugura Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia Molecular – BioMol

Na última quinta-feira, 19/11, a UTFPR Câmpus Dois Vizinhos inaugurou o Laboratório Multiusuário de Análises Moleculares e Biologia Molecular – BioMol. O referido laboratório é um projeto que iniciou em março de 2020, em virtude da pandemia da COVID-19 e as demandas inerentes ao combate da doença. Nesse viés, o Câmpus Dois Vizinhos iniciou um trabalho em parceria com a Reitoria, a prefeitura municipal de Dois Vizinhos e o Rotary Internacional, visando adequar o Laboratório já existente para realizar análises moleculares para detecção do Novo Coronavírus SARS-CoV-2.

A solenidade contou com um número restrito de pessoas respeitando as recomendações do Comitê COVID da UTFPR. Participaram da solenidade o Reitor da UTFPR, professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, o Diretor Geral do Câmpus Dois Vizinhos, professor Everton Ricardi Lozano da Silva, a Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Dois Vizinhos, professora Michele Potrich, a Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Biologia Molecular, professora Nédia Ghisi, o Prefeito de Dois Vizinhos, Raul Camilo Isoton, o Sercretário Municipal de Saúde, Edson Spiassi e a vice presidente do Rotary Club de Dois Vizinhos – Amizade, Suelly Dziubate Krefta, representando a Governadoria, a Fundação Rotaria e os demais rotarianos. Destacamos ainda presença do professor Heron dos Santos Oliveira, vice-reitor da UTFPR, professor Rubens Alexandre de Faria, Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Sérgio Marchese, Presidente do Rotary Clube de Dois Vizinhos, Silvana Guzzo, Presidente do Rotary Clube de Dois Vizinhos Amizade, Jocemar Borges, Presidente do Rotary Clube de Dois Vizinhos Integração, Rogério Sidral, Presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos – ACEDV, Carlinhos Turatto, Prefeito eleito de Dois Vizinhos para o mandato 2021-2024, Nery Maria, vice-prefeito eleito de Dois Vizinhos para o mandato 2021-2024 e Aline Dossa, Gerente de Talentos Humanos da empresa CISS, representando o senhor Gilson Tedesco.

A Líder do Grupo de Pesquisa em Biologia Molecular, professora Nédia Ghisi, destaca que a equipe de trabalho é composta por ela e pelas professoras doutoras Betty Kuhn, Deborah Leite, Flavia Barros, Juliana Perseguini, Naiana Gabiatti e Simone Wendt e mais 13 discentes que prontamente se voluntariaram para atuar no laboratório. Nédia ainda afirma que o “Laboratório estará apto para atender as demandas da sociedade duovizinhense, realizando pelo menos 150 amostras por dia, graças aos equipamentos adquiridos. Ressaltamos que o laboratório não é uma demanda fixa para a COVID-19, já que a equipe pode facilmente adaptar os kits para trabalhar com outros tipos de amostras, outros problemas, sejam eles epidemiológicos, zootécnicos, agropecuários e ambientais. E futuras perspectivas já estão sendo vista para trabalhar com dengue em parceria com a Fiocruz de Curitiba.”

A Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Dois Vizinhos, Michele Potrich, destacou a importância de valorizar a pesquisa e a ciência, “o carro que cada um utilizou para se deslocar até a universidade começou com uma pesquisa, depois um projeto, os ensaios, os testes, até que o motor funcionasse perfeitamente. Tudo isso que está ao nosso redor começou com uma pesquisa e precisou de estudo para ser desenvolvido, por isso é tão importante valorizarmos a ciência e a pesquisa, elas são a base de tudo que existe.”

Suelly Krefta, representando a Governadoria, a Fundação Rotaria e os demais rotarianos destaca que “o Rotary tem o ideal de servir, buscando mudanças significativas e duradouras. Agradeço a todos que se envolveram e não mediram esforços para a concretização esse lindo projeto que vai mudar a nossa cidade”

O prefeito Raul Isoton destacou a importância da parceria que resultou no laboratório. “Esse laboratório vai ficar para a eternidade e poderá ser usado para muitos outros fins. Temos que apoiar ideias dessa natureza. A pandemia exigiu mudanças e, nas mãos de muitos, nasceu esse grande projeto que vai fazer a diferença para toda a região e Estado”

O reitor da UTFPR, professor Marcos Schiefler destaca que esse projeto “representa um grande avanço na área de análises e de biologia molecular, propiciando que a UTFPR possa contribuir de forma determinante não só no enfrentamento à COVID-19, mas também nas análises e ensaios em situações muito importantes e que vão fazer com que atinjamos um novo patamar na ciência e na tecnologia desenvolvidas na UTFPR.”

O professor Everton Lozano, Diretor Geral do Câmpus Dois Vizinhos diz que “Pra nós da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos é uma satisfação inaugurar um laboratório desse porte e importância, que contribuirá com a sociedade na detecção da COVID-19, um projeto inovador e inédito na UTFPR. Sem dúvida nenhuma vai contribuir muito no enfrentamento desse problema tão sério que é a COVID-19 e também amparar outros projetos na área de biologia molecular. Um ganho pra UTFPR, para Dois Vizinhos e para todo o sudoeste do Paraná.”

A UTFPR Câmpus Dois Vizinhos agradece a todos os envolvidos na realização desse projeto tão importante para o país e sobretudo para a nossa região, visto o momento que estamos passando. A implantação deste laboratório na UTFPR-DV resultará em um ganho imensurável para Dois Vizinhos e região, pois atenderá uma demanda atual iminente e estará preparado para outras demandas após a pandemia, uma vez que a infraestrutura instalada poderá ser aplicada em inúmeras outras análises importantes em projetos de pesquisa realizados no Câmpus, em diversas áreas, visando o desenvolvimento local e regional.

A UTFPR-DV ao longo dos seus 15 anos de existência tem contribuído substancialmente para o desenvolvimento de Dois Vizinhos e região e o estabelecimento de parcerias como esta, evidenciam a importância da união de esforços de entidades públicas, privadas e da sociedade civil organizada em prol da população.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube