O avanço de casos por coronavírus é real e precisa que a sociedade mantenha todos os cuidados. O alerta é do médico Edson Fressato, pneumologista, que integra o grupo de profissionais que monitora a doença em Pato Branco. Ele disse que, o número de pessoas contaminadas pelo vírus apresenta complicações, ao contrário do que era registrado no início da pandemia. Por exemplo, ele explicou que tenha atendido mais de 45 pessoas contaminadas pelo vírus e com complicações.
No início da pandemia, os exames de rotina previam a tomografia e a cada dez solicitadas, cerca 20%, o quadro clínico apresentava complicações. “O que está assustando bastante neste momento é que a cada dez tomografias, cinco apresentam alterações”, ressalta Fressato, lembrando que, as alterações devem ser tratadas precocemente.
O que deve ficar bem claro pontua o médico, que ele integra um grupo de médicos que defende ardorosamente o tratamento precoce com invermectina, hidrotixicloroquina e, eventualmente, se associa vitamina D, mas dependendo da fase é preciso ministrar anticoagulante e corticoide. Agora, o que estamos presenciando é um respeito de algumas pessoas, que não usam máscaras, não se preocupam com as medidas de segurança. A seu ver, a segunda onda da pandemia sequer chegou, o que está acontecendo é uma extensão de casos da primeira onda. Mais detalhes, confira o áudio gravado pelo médico
Mais
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Governador autoriza concurso para 625 profissionais e anuncia promoção de servidores da Saúde
Secretaria da Saúde confirma mais três óbitos e 4.812 novos casos de dengue no Paraná