Reitor da UTFPR e Diretor da UTFPR Campus Dois Vizinhos apresentam projeto da Fazenda Experimental Tecnológica Modelo, em Brasília

Representantes do campus de Dois Vizinhos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) estiveram em Brasília, nesta semana, para apresentar demandas com o objetivo de consolidar o campus como uma Fazenda Experimental Tecnológica Modelo. As agendas, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e no Ministério da Educação, foram acompanhadas pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR). Estiveram presentes o reitor Marcos de Oliveira Schiefler Filho, e o diretor do campus, Everton Ricardi Lozano Da Silva. Além da reunião com a ministra Tereza Cristina, eles também estiveram em uma audiência com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza.

De acordo com o diretor-geral do campus, Everton Ricardi Lozano Da Silva, durante as reuniões, a comitiva da UTFPR apresentou as ações do campus de Dois Vizinhos para se tornar uma referência nacional. “Queremos ser, além de um campus com vocação nas ciências agrárias, uma fazenda experimental modelo, para todo o Brasil”, afirmou.

Segundo ele, as reuniões foram muito produtivas. E uma visita técnica a Dois Vizinhos será agendada. “Todos foram muito atenciosos, receptivos, e a ministra ficou muito interessada pela temática. Agora vamos agendar essa visita e também avaliar os vieses para liberação de possíveis recursos”, acrescentou.

Ele conta que um dos projetos apresentados foi o Centro de Pesquisa em Resíduos Agropecuários, para transformar os resíduos em energia renovável. Mas também que estão atuantes outras ações que vão ao encontro de programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Responsável pela articulação dos encontros na capital federal, Leandre disse que acreditou no projeto desde o primeiro momento em que teve conhecimento da proposta. E tão logo encerrado o período eleitoral, articulou as reuniões em Brasília.

“Eu acredito que é possível transformar a fazenda experimental em uma fazenda modelo, um centro de produção de conhecimento e transferência de tecnologia para agricultores, técnicos, outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais”, enfatizou Leandre.

Números

O campus de Dois Vizinhos é uma fazenda de 193 hectares, com cursos na área de ciências agrárias. Possui, atualmente, em torno de 2000 alunos, entre graduação e pós-graduação, 230 servidores, 6 cursos de graduação, 3 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado) e 8 cursos de pós-graduação lato sensu. (especialização). “A gestão de um campus com uma fazenda experimental e complexa e requer investimentos e ações estratégicas. Nossa meta é atingir um grau máximo de excelência em agropecuária, sendo referência nacional e internacional ”, acrescentou Everton.

O reitor, professor Marcos Schiefler, destaca a importância desse projeto para a UTFPR como um todo visto a vocação da instituição em ser tecnológica. “O câmpus Dois Vizinhos tem um potencial singular, protagonizado pelo corpo docente qualificado e uma área de 193ha estratégica e ser referência é um projeto institucional. Um projeto dessa envergadura fortalecerá e ampliará o trabalho rede, importante para o protagonismo da instituição na qualidade de ensino, pesquisa e extensão”, acrescenta o reitor.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube