Nesta quarta-feira (18), os vereadores aprovaram o valor de R$ 5 milhões em crédito especial para o Executivo, junto à Secretaria Municipal de Saúde, para ser utilizado em ações de enfrentamento a COVID-19. Também em primeira votação, foi aprovado o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco, para Ezequiel Machado e mais seis projetos para nomear vias urbanas.
Pelo Projeto de Lei nº 192, de 2020, foi aprovado, em primeira votação, o crédito especial de R$ 5 milhões para o Executivo, junto à Secretaria Municipal de Saúde. O valor é referente à Portaria do Ministério da Saúde nº 1.666, de 09 de abril de 2020, a qual estabelece os valores para enfrentamento da COVID-19, “podendo abranger a atenção primária e especializada, a vigilância em saúde, a assistência farmacêutica, a aquisição de suprimentos, insumos e produtos hospitalares, o custeio do procedimento de Tratamento de Infecção pelo novo coronavírus – COVID 19, previsto na Portaria nº 245/SAES/MS, de 24 de março de 2020, bem como, a definição de protocolos assistenciais específicos para o enfrentamento da pandemia.”
Título de Cidadão Honorário
Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 5, de 2020, de autoria do vereador Vilmar Maccari (Podemos), que concede o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para Ezequiel Machado. Nascido em Abelardo Luz (SC), em 28 de dezembro de 1953, Ezequiel é Bacharel em Teologia e possui especialização em Resolução de Conflitos. Em 25 de abril de 1976, foi ordenado presbítero, pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na cidade de Pato Branco, sendo que, em 30 de janeiro de 1977, foi integrado à Convenção das Igrejas Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (CIADESCP), trabalhando como missionário pioneiro em vários municípios do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná.
Assumiu a presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Pato Branco, em 19 de fevereiro de 1994, exercendo a função de coordenador da Associação dos Pastores de Pato Branco (ASPEP) e participou da diretoria para a construção do Hospital do Câncer e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, recebendo moção da Assembleia Legislativa do Paraná. Também nesse período, de 1994 à 2003, foi pastor na Igreja Assembleia de Deus.
Em 2003, foi trabalhar em algumas cidades de Santa Catarina e em Porto Belo (SC), onde recebeu Moção de Louvor da Câmara de Vereadores desta cidade. Retornou a Pato Branco em 2013, onde permanece pastoreando a Igreja e mais 18 congregações, realizando um trabalho social de aconselhamento pastoral às famílias e assistência para famílias carentes, distribuindo cestas básicas e, também, realiza apoio missionário para diversas cidades no Paraná e Oeste Catarinense. Foi secretário da União dos Ministros da Assembleia de Deus da Região Sul (UMADERSUL) e, atualmente, é 2° vice-presidente da Convenção das Igrejas Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (CIADESCP).
Ruas
De autoria do vereador Vilmar Maccari (Podemos), em primeira votação, foram aprovados o Projeto de Lei nº 172, de 2020, que denomina de “Cerilo Giacomoni”, a via pública localizada no Loteamento do Shopping, no bairro São Luiz; e o Projeto de Lei nº 183, de 2020, que denomina de “Luiz Pasa”, a via pública localizada no Loteamento do Shopping, no bairro São Luiz.
De autoria do vereador Rodrigo José Correia (Podemos), foi aprovado o Projeto de Lei nº 180, de 2020, em primeira votação, que denomina a via pública, localizada entre as quadras 1283, 1287, 2282, 2283 e 2284, cruzamento com o prolongamento da Rua Manoel Branco, Rua João Vitor Vieira de Freitas e Rua dos Cardeais, no Bairro Alto da Glória, de “Vanderlei Carneiro”.
De autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Gregolin (Republicanos), foram aprovados, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 175, de 2020, que denomina de “Idanilo Chioquetta”, a via pública localizada no Loteamento do Shopping, no bairro São Luiz; O Projeto de Lei nº 176, de 2020, que denomina de “Angela Marangoni Faggion”, a via pública localizada no Loteamento do Shopping, no bairro São Luiz; e o Projeto de Lei nº 181, de 2020, que denomina de “José Merlin”, a via pública localizada no Loteamento do Shopping, no bairro São Luiz.
Mais
Copel reforça o sistema elétrico em Capanema e Santo Antônio do Sudoeste
CBH dos Afluentes do Médio Iguaçu elege representantes na próxima semana
PCPR prende casal suspeito de praticar tortura em Francisco Beltrão