Edital de restauração da PRC-280 é prorrogado até dezembro

Empresas terão até o dia 15 de dezembro para elaborar propostas técnicas e de preço para participar da licitação do projeto e execução da obra, que utilizará a técnica whitetopping.

O Departamento de Estadas de Rodagem do Paraná (DER/PR) prorrogou o prazo para entrega das propostas da licitação de restauração da PRC-280, entre Palmas e a BR-153, utilizando a técnica whitetopping. A nova data ficou marcada para 15 de dezembro, e garante às participantes mais tempo para elaborar suas propostas técnicas e de preço.

“As empresas interessadas ganharam um prazo extra de mais de duas semanas para trabalhar em suas propostas. Esperamos a participação das melhores empresas da área, empresas sérias, capazes de realizar esta obra tão necessária para a região Sudoeste, e inédita em nossas rodovias”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “A rodovia PRC-280 é um dos mais importantes corredores de transporte paranaense e realizar todas as obras que ela necessita é uma das prioridades do governador Ratinho Junior. Além deste edital de whitetopping, publicamos também o edital das terceiras faixas, um investimento de mais de R$ 35 milhões”, diz.

TÉCNICA – A obra prevê a execução de pavimento rígido de concreto no trecho de 59,55 quilômetros, incluindo pista de rolamento e acostamentos. Pela técnica de whitetopping, o pavimento atual receberá serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o novo pavimento.

“A restauração em whitetopping garante uma pista em excelentes condições e custará menos do que uma restauração do pavimento asfáltico, que exigiria reparos em toda a base. Outra grande vantagem é que o pavimento de concreto tem uma vida útil muito maior e exige menos serviços de conservação. Esta obra poderá servir de exemplo para iniciativas semelhantes no futuro”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

Serão executadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.

A licitação acontece na modalidade Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDCi), permitindo a elaboração do projeto e a execução da obra em um mesmo contrato, utilizando inovações tecnológicas.  O prazo para execução completa dos projetos e serviços é de 450 dias (15 meses). Nos primeiros 90 dias deve ser elaborado o Projeto Básico e nos primeiros 150 dias o Projeto Executivo de Engenharia da Obra. Os serviços preliminares da obra têm início já com a conclusão do Projeto Básico.

RODOVIA – A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a capital paranaense. Considerada o corredor do Sudoeste, é uma rota utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de passeio.

A rodovia é atendida pelo programa Conservação e Recuperação com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep) do DER/PR, que prevê serviços como remendos, reperfilagem e microrrevestimento, realizados de modo rotineiro. Considerando o estado atual do pavimento no trecho, a execução de uma obra de restauração vai atender melhor os usuários, com resultados muito mais duradouros.  A maior parte do trecho contemplado no edital encontra-se no perímetro de Palmas, município com mais de 50 mil habitantes.

TRANSPARÊNCIA – Um dos critérios técnicos que será buscado pelo DER/PR é a experiência das participantes com a metodologia Building Information Modeling (BIM) – ou Modelagem da Informação da Construção – para a elaboração dos projetos e acompanhamento da obra. Isso atende a Estratégia Estadual BIM, determinada pelo decreto estadual n.º 3080/19.

Com a metodologia BIM, o modelo de cada obra é construído virtualmente, seguindo de forma rigorosa o que será aplicado no empreendimento real. As antigas plantas e planilhas dão lugar a um sistema que inclui informações em tempo real, como o planejamento da obra, detalhamento dos materiais, custos quantificados e documentação, tudo isso vinculado ao modelo, o que torna o processo mais transparente e facilita a fiscalização.

O anteprojeto da restauração do pavimento já foi modelado utilizando a metodologia BIM, e será entregue à empresa ou consórcio vencedor.

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