Com objetivo de apurar o panorama do ecossistema de startups no Paraná e, com isso, planejar e apoiar ações que impactam no setor, o Sebrae/PR está realizando um levantamento online que dará base para mais uma edição do mapeamento “Startups Paranaenses”. Segundo o coordenador de startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, o documento possibilita melhor visualização sobre as startups no Paraná, indica o cenário, os setores, desafios e oportunidades para o mercado.
“A participação das startups neste levantamento possibilita que elas estejam no mapa do ecossistema, o que representa, de alguma forma, uma vitrine para o mercado, para potenciais fornecedores, clientes e investidores. Estar no mapeamento posiciona a startup e traz inúmeras oportunidades de conexões”, indica Tortato.
Para que isso aconteça, é necessário que os empreendedores participem do estudo respondendo um breve questionário. Busca-se pesquisar todas startups paranaenses, formalizadas ou não, em qualquer etapa de desenvolvimento. As perguntas procuram compreender o tempo de criação do negócio, segmento econômico de atuação, público-alvo, modelo de receita e suas respectivas soluções e produtos.
“O mapeamento é uma representação da força e do potencial paranaense em relação aos negócios inovadores na nova economia. É uma oportunidade de posicionamento das startups mapeadas como parte do ecossistema estadual que cresce a cada ano, com modelos de negócios cada vez mais sofisticados e relevantes, não apenas no cenário nacional, mas também internacional”, enfatiza o coordenador.
No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Startups, são mais de 12.500 startups, sendo que a maioria atua nos setores de educação; finanças; saúde e bem-estar. No Paraná, de acordo com o último mapeamento publicado, são 1.032 startups com quatro anos de existência em média, a maior parte com atuação nos setores de saúde e bem-estar; agrotech e edutech, que já receberam mais de R$ 800 milhões em investimentos e empregam mais de 10 mil pessoas.
Para participar da pesquisa, os representantes das startups devem acessar o link e responder o formulário até o dia 20 deste mês. O resultado será publicado no mapeamento atualizado de 2020.
Mais
UFFS – Campus Realeza contrata professor substituto na área de Patologia Veterinária
PCPR prende quatro suspeitos de latrocínio ocorrido em Francisco Beltrão
Defesa Civil envia ajuda humanitária para Dois Vizinhos após estragos do granizo