Aluno da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos participa de projeto finalista em concurso da Nasa

O  aluno do curso de Engenharia de Software, Luan Ralid, juntamente com outros cinco estudantes de engenharia, desenvolveram o projeto de um aplicativo que otimiza o sono dos astronautas da NASA. Além do Luan, a equipe é composta por Willian Lemos, Wanderson de Oliveira, Thales Oliveira, Carlos Nascimento e Pricilla Suzano, todos acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 O Projeto

Reconhecendo que o sono é fundamental para a nossa saúde e considerando que os astronautas vivem no espaço em um ambiente completamente diferente, atividades simples, como dormir, podem ser um grande desafio. Pensando nisso, a equipe desenvolveu um aplicativo que tem como objetivo melhorar o sono dos astronautas.  No artigo publicado sobre o projeto, os estudantes se basearam em estudos que mostram que os estágios de sono podem ser induzidos com frequências sonoras.

O aplicativo cria um de cronograma de sono que ajuda o usuário a passar corretamente pelos estados de sono. Utilizando inteligência artificial e a coleta de dados em tempo real por um eletrodo inserido no fone de ouvido, o aplicativo analisa a qualidade de sono do usuário e mantém sua frequência correta de sono para o melhor descanso possível, gerando a melhor frequência de som para corrigir o estágio do sono, proporcionando que o usuário tenha o sono mais próximo do ciclo de sono ideal.

Em resumo, o aplicativo, através do eletrodo não invasivo, é capaz de saber em que estágio o usuário se encontra e ajudá-lo a se manter no caminho correto através da reprodução de sons de baixa frequência. Os módulos de nutrição e exercícios contribuirão para um melhor sono e adaptação do relógio biológico de cada indivíduo. O grupo de estudantes pretende aprimorar o aplicativo para que possa ser utilizado futuramente para as pessoas na Terra, já que muitas pessoas possuem distúrbios de sono ou dificuldades para dormir.

Segundo Luan, que teve como papel o design e direcionamento para o produto final, a “idealização, prototipação e tudo que envolvia arquitetar “O que?” e “Como?” fazer, foi responsabilidade minha. A proposta é que conseguimos interpretar frequências cerebrais através de machine learning e um eletrodo e então retornar a frequência correta correspondente a fase de sono ideal do user. Entre outras features, o app consegue recalcular o ciclo circadiano do usuário de maneira completamente customizada caso ele seja desorientado. Ou seja, conseguimos resumir e regular seu sono ideal em uma “agenda de sono” caso você mude de fuso ou tenha algum evento que exija dormir mais tarde ou mais cedo que o normal. Além disso, o app traz uma interface que espelha o status de qualidade de sono do user de maneira bem amigável.”.

O Concurso

O concurso que a equipe se inscreveu foi o Nasa SpaceApps Challenge 2020, que tem a participação de cinco agências espaciais (NASA, CSA, CNES, JAXA, ESA), teve mais de 2.300 inscrições de projetos e contou mais de 26 mil participantes registrados de quase 150 países. O projeto da equipe foi escolhido em primeiro lugar durante a primeira fase. Agora a equipe vai disputar a fase global concorrendo com equipes do mundo todo.

A UTFPR Câmpus Dois Vizinhos sente-se muito orgulhosa por ter um acadêmico de um dos seus cursos nesse projeto, parabeniza toda a equipe pelo trabalho e competência no desenvolvimento do aplicativo e no resultado conquistado na primeira fase. Desejamos muito boa sorta para a equipe na fase global, estaremos no apoio e na torcida para que tenham o mesmo resultado obtido na primeira fase.

Para mais informações e ler o artigo completo acesse AQUI.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube