Projeto habitacional dos condomínios dos idosos beneficia municípios do Sudoeste

O Viver Mais, projeto habitacional dos condomínios dos idosos do Paraná, pode ser exportado para outros estados nos próximos anos. O primeiro passo será a instalação de duas novas unidades, com 40 casas cada, em cidades paranaenses já em 2021, como piloto dessa parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria Nacional de Habitação (SNH), sendo 50% do investimento custeado pelo governo estadual e 50% pela União.

O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (4) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange, ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e ao secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, em Brasília. A ideia é trazer a SNH para conhecer melhor o projeto, o andamento das obras e o cadastro das famílias, e logo em seguida auxiliar o governo federal a levar o Viver Mais para outros entes da federação.

O Paraná conta atualmente com um condomínio do idoso inaugurado (Jaguariaíva, nos Campos Gerais), um com obras em andamento (Foz do Iguaçu, no Oeste) e outros 19 em fases iniciais ou finais de projeto em diversas regiões do Estado: Prudentópolis, Irati, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Ponta Grossa, Arapongas, Campo Mourão, Londrina, Palmas, Pato Branco, Piraquara, Cianorte, Dois Vizinhos, Sarandi e Fazenda Rio Grande. Serão, ao todo, 840 unidades habitacionais.

VIVER MAIS – O Viver Mais Paraná beneficia pessoas acima de 60 anos que não têm casa própria, com a cessão do imóvel feita por meio de aluguel social de 15% do salário-mínimo (R$ 156,75). São 40 moradias adaptadas por condomínio, construídas em estruturas horizontais fechadas, com espaços para saúde, assistência social e lazer.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube