Crea-PR entrega sugestões aos candidatos a prefeito de Pato Branco

Junto a entidades de classe, representantes do Conselho apresentaram propostas para implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências

Entre os dias 19 e 23 de outubro, representantes da Regional Pato Branco do Crea-PR, da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (Area-PB), da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB) e Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-PR) fizeram a entrega dos materiais do programa “Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate”, com diagnósticos de problemas e propostas de soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Aos prefeituráveis, foram apresentadas propostas para a inclusão em planos de governo, por meio dos Cadernos Técnicos e dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs), materiais produzidos por profissionais técnicos altamente especializados das entidades de classe.

De acordo com o gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR, Engenheiro Civil Diogo Colella, foram apresentados sete EBDMs aos candidatos, relacionados a temas como valorização e estruturação do quadro técnico municipal, acessibilidade e mobilidade urbana, entre outros. “A Engenharia Pública é fundamental para o desenvolvimento dos municípios, pois contempla as áreas urbana e rural, possibilitando a melhora duradoura da qualidade de vida da população quando feita com as devidas técnicas e qualidade. Nos encontros, mostramos que os profissionais do Sistema Confea/Crea estão sempre a postos para contribuir com o Poder Público”, explica Diogo Colella.

Os quatro candidatos à Prefeitura de Pato Branco receberam os materiais. Por questões de agenda, os encontros aconteceram individualmente. Volmir Sabbi (PT) recebeu na segunda-feira, 19. As entregas para Carlinho Polazzo (Democratas) e Robson Cantu (PSD) aconteceram no dia seguinte, 20. A reunião com Géri Natalino Dutra (Podemos) ocorreu na sexta-feira, 23.

Volmir Sabbi, o primeiro a receber os materiais, ressalta que a gestão pública deve ser fundamentada em critérios técnicos, como as propostas apresentadas pelas entidades de classe nesta ação do Crea-PR. “Este conhecimento tem que reverter em benefício das pessoas. Pato Branco tem vários problemas que precisam ser solucionados, como o crescente tráfego de veículos e as enchentes. O correto planejamento urbano deve considerar questões técnicas para que as intervenções venham a melhorar a vida da população”, reflete Sabbi.

O candidato Robson Cantu recebeu os materiais da Agenda Parlamentar e acredita que as demandas podem gerar soluções que ajudem o município a se desenvolver ainda mais. “Alguns estudos chamam nossa atenção, como a coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos recicláveis, a estruturação e valorização do quadro técnico municipal, estradas e sinalização rural e acessibilidade em calçadas. Temos esse compromisso e vamos construir, junto com as entidades de classe, as melhorias necessárias”, declarou Cantu.

Carlinho Polazzo mostrou-se satisfeito em receber a manifestação do Crea-PR e das entidades de classe, que se colocaram à disposição para contribuir com a Administração Municipal. “É uma iniciativa importante e que chama a atenção por apresentar ações estratégicas para o município. Desde planejamento estratégico, arborização, acessibilidade, mobilidade urbana, infraestrutura, entre outras propostas. Também temos várias demandas importantes em que podemos trabalhar juntos”, frisa Polazzo.

Já o candidato Géri Natalino Dutra comenta que o Crea-PR conta com profissionais qualificados que podem contribuir com a gestão pública, em diversos setores. “Sou adepto da ideia de trabalhar com proximidade dessas entidades para que sejamos mais assertivos na definição de políticas públicas. Os estudos vêm ao encontro do que colocamos em nosso plano de governo e servirão inclusive para complementação. Orientações que podemos seguir e, até mesmo, fazer muitas das ações em conjunto”, finaliza Géri.

Propostas e soluções aos municípios

Instrumento de referência para o planejamento da administração pública, o Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM) segue a metodologia de elaboração de um plano plurianual de gestão com propostas e soluções no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências. São proposições elaboradas por profissionais habilitados que podem ser incorporadas a qualquer plano de governo municipal. Assim como os Cadernos Técnicos, os EBDMs visam a qualidade de vida da população, ao propor melhorias na gestão e a implantação de políticas públicas eficazes.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube