O setor de turismo foi um dos mais impactados com a pandemia de Covid-19. A retomada tem sido gradual e o desafio dos empresários do segmento, que inclui bares, restaurantes, hotéis, cerimonial e eventos, tem sido demonstrar aos clientes que os locais estão mais seguros. Em Francisco Beltrão e Pato Branco, o Sebrae/PR tem contribuído para esse objetivo, com o certificado em Condutas Seguras. Doze empresas já estão certificadas, 11 de Francisco Beltrão e uma de Pato Branco, e outras 14 estão em processo de certificação.
Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR, conta que são realizados diagnósticos nas empresas e também o acompanhamento da implantação das melhorias necessárias para as condutas seguras. “São 12 horas de consultorias, todas online e em horários pré-agendados. Depois, se as empresas estiverem em conformidade, recebem certificado que atesta a capacitação para a segurança dos ambientes”, explica Alyne.
Há listas específicas de itens que devem ser observados e seguidos pelos negócios de eventos, meios de hospedagem e serviços de alimentação, por exemplo. “A diversidade de empresas e profissionais que foram impactados pela pandemia é imensa. Muitas pessoas, como cerimonialistas, equipes de fotografia e filmagem e sonorização, bufês, decoração, músicos e centros de exposição atuam no segmento. O Sebrae está trabalhando para ajudar na retomada do setor”, completa a consultora. A empresa de organização de eventos de Jéssica Zucco, em Francisco Beltrão, é uma das certificadas em Condutas Seguras pelo Sebrae/PR. A empreendedora vê a capacitação como forma de oferecer mais segurança nos serviços oferecidos e ter o respaldo da comunidade.
“A certificação do Sebrae é uma chancela de credibilidade para as boas práticas que adotamos”, pontua Jéssica, que voltou a trabalhar com o próprio casamento, em 11 de outubro. “Todos os convidados estavam usando máscaras, tivemos a aferição de temperatura e até totem de álcool em gel. Foi o primeiro evento desde 14 de março”, conta. Jéssica ressalta ainda que o caminho é a prevenção e que as condutas seguras vieram para ficar.
Francieli Fries, gerente do Francisco Beltrão Palace Hotel, relata que a empresa já havia adotado algumas condutas internas, baseadas em planos de reabertura de outras regiões, mas que a certificação do Sebrae/PR tem como diferencial estar relacionada à realidade do Sudoeste. “Ganhamos muitos clientes por ter essa chancela [certificação do Sebrae/PR]. Com as consultorias do Sebrae, estabelecemos todas as nossas condutas e boas práticas, o que resultou em segurança para a equipe e para os hóspedes”, revela.
A gerente informa que houve aumento de 16% no número de novos clientes, nos meses de maio a agosto deste ano. “A indicação de nossos clientes por conta das condutas seguras acabou trazendo novos hóspedes”, completa Francieli.
O Restaurante Boccata é a primeira empresa de Pato Branco a contar com a certificação de Condutas Seguras do Sebrae/PR. Laur Vedana, proprietário, ressalta que muitos dos itens exigidos na certificação já estavam contemplados na rotina do estabelecimento. “Sou dentista e trabalho diariamente com requisitos de biossegurança, que acabei levando para o restaurante. Mas, a certificação é um programa bem completo. Quando publiquei o certificado em Condutas Seguras nas redes sociais, o número de interações foi bem maior, o que mostra que os clientes e a população estão valorizando essas iniciativas”, frisa Vedana.
Mais
UFFS – Campus Realeza contrata professor substituto na área de Patologia Veterinária
PCPR prende quatro suspeitos de latrocínio ocorrido em Francisco Beltrão
Defesa Civil envia ajuda humanitária para Dois Vizinhos após estragos do granizo