Área de plantio com soja na região passa de 260 mil hectares, segundo o Deral

Mesmo com as chuvas irregulares o plantio da soja vai avançando no Paraná. Segundo informações repassadas pelos técnicos de campo do  Departamento de Economia Rural (Deral), de uma forma geral os trabalhos ainda estão atrasados no Estado. Até a semana anterior, o total semeado tinha sido de aproximadamente 1,8 milhão de hectares, o que equivale a 32% da área total estimada para esta safra.

 No mesmo período do ano passado haviam sido semeados perto de 2,4 milhões de hectares. Assim como o clima, o ritmo de plantio também está variando entre as regiões produtoras. Na safra anterior, neste período, os produtores da região de Cascavel haviam semeado cerca de 380 mil hectares, já na região de Toledo a área implantada era de 235 mil hectares.   Neste ano os produtores de Toledo semearam aproximadamente 170 mil hectares e os de Cascavel algo em torno de 315 mil hectares.

Região

Por outro lado, em algumas regiões como Pato Branco os produtores têm um ritmo mais célere.   Até a última semana os produtores da região haviam plantado cerca de 260 mil hectares, na mesma semana de 2019 a área semeada não passava de 215 mil hectares. Os plantios estão avançando conforme a umidade do solo permite e essa deve ser a tônica até o fim dos trabalhos.

A expectativa dos produtores e do setor é de que as chuvas, mesmo que irregulares, ocorram nos momentos certos para o bom desenvolvimento da safra e que essa condição possa garantir as produtividades estimadas no início do plantio.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube