Ginástica cerebral é aliada no desenvolvimento de habilidades cognitivas

Completando um ano de existência, o método Supera Pato Branco promove performance e saúde para viver bem

Especialistas em todo o mundo afirmam que é importante cuidar da saúde do cérebro, como forma de manter-se ativo, independente e saudável. Em Pato Branco, a ginástica cerebral vem sendo praticada há um ano, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais como, por exemplo, a memória, o raciocínio lógico, a criatividade e a autoestima.

Desde outubro de 2019, a Unidade Supera Pato Branco tem auxiliado crianças, jovens e adultos a aprender sobre o funcionamento do cérebro e desenvolver novas habilidades. O curso semanal tem duas horas de duração e utiliza material exclusivo e lúdico, com desafios de lógica, jogos e dinâmicas em grupos, promovendo atenção, sociabilidade e autoconfiança.

Gabriela Izidro, uma das sócias da unidade de Pato Branco, ao lado de Paula Tremea, relata que o método Supera contribui para o desempenho escolar e pode ser um complemento do ensino para quem pretende prestar vestibular, concursos ou a prova do Enem. “Para os adultos, a ginástica cerebral desenvolve a memória operacional, necessária para o bom cumprimento dos afazeres cotidianos. Também melhora o raciocínio, a criatividade e a visão lateral, importantes para a resolução de problemas complexos e manutenção do foco para atingir os objetivos”, comenta Gabriela.

Quanto aos idosos, a prática da ginástica cerebral mantém o cérebro ativo, jovem e ágil, garantindo independência, longevidade e saúde mental.

Produção de livro

Um exemplo de atividades desenvolvidas no Supera Pato Branco foi a publicação de um livro referente ao tema trabalhado durante o mês de julho deste ano. Os alunos produziram narrativas, paródias, relatos e história em quadrinhos, estimulando a criatividade.

Tania de Fátima Lopes Santana, de 60 anos, conta que adotou o método Supera para melhorar a memória e outras habilidades cognitivas. “Tenho essa preocupação de me cuidar. O Supera é motivador, você não quer perder aula, não quer deixar sem fazer as atividades. Para minha memória é maravilhoso, me sinto muito bem nas aulas, pois estou exercitando meu cérebro, com coisas diferentes, jogos, dinâmicas, atividades.”

Ginástica cerebral

É toda atividade que estimula os neurônios e ativa as áreas distintas do cérebro, potencializando a capacidade de atenção, memória e raciocínio. Quanto mais estímulos o cérebro recebe, mais potencializado ele se torna.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube