Especialistas em todo o mundo afirmam que é importante cuidar da saúde do cérebro, como forma de manter-se ativo, independente e saudável. Em Pato Branco, a ginástica cerebral vem sendo praticada há um ano, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais como, por exemplo, a memória, o raciocínio lógico, a criatividade e a autoestima.
Desde outubro de 2019, a Unidade Supera Pato Branco tem auxiliado crianças, jovens e adultos a aprender sobre o funcionamento do cérebro e desenvolver novas habilidades. O curso semanal tem duas horas de duração e utiliza material exclusivo e lúdico, com desafios de lógica, jogos e dinâmicas em grupos, promovendo atenção, sociabilidade e autoconfiança.
Gabriela Izidro, uma das sócias da unidade de Pato Branco, ao lado de Paula Tremea, relata que o método Supera contribui para o desempenho escolar e pode ser um complemento do ensino para quem pretende prestar vestibular, concursos ou a prova do Enem. “Para os adultos, a ginástica cerebral desenvolve a memória operacional, necessária para o bom cumprimento dos afazeres cotidianos. Também melhora o raciocínio, a criatividade e a visão lateral, importantes para a resolução de problemas complexos e manutenção do foco para atingir os objetivos”, comenta Gabriela.
Quanto aos idosos, a prática da ginástica cerebral mantém o cérebro ativo, jovem e ágil, garantindo independência, longevidade e saúde mental.
Produção de livro
Um exemplo de atividades desenvolvidas no Supera Pato Branco foi a publicação de um livro referente ao tema trabalhado durante o mês de julho deste ano. Os alunos produziram narrativas, paródias, relatos e história em quadrinhos, estimulando a criatividade.
Tania de Fátima Lopes Santana, de 60 anos, conta que adotou o método Supera para melhorar a memória e outras habilidades cognitivas. “Tenho essa preocupação de me cuidar. O Supera é motivador, você não quer perder aula, não quer deixar sem fazer as atividades. Para minha memória é maravilhoso, me sinto muito bem nas aulas, pois estou exercitando meu cérebro, com coisas diferentes, jogos, dinâmicas, atividades.”
Ginástica cerebral
É toda atividade que estimula os neurônios e ativa as áreas distintas do cérebro, potencializando a capacidade de atenção, memória e raciocínio. Quanto mais estímulos o cérebro recebe, mais potencializado ele se torna.
Mais
Ações educativas da Copel valorizam patrimônio arqueológico do Paraná
Governo entrega maquinário para agricultura familiar em Nova Prata do Iguaçu
Cursos da UFFS atingem nota 5 no Enade