Após entregar pauta das indústrias antecipadamente foram chamados os candidatos para um diálogo franco e aberto com os candidatos ao Executivo Municipal Volmir Sabbi, Robson Cantu, Carlinho Polazzo e Geri Natalino Dutra que foi altamente positivo. Esta foi a avaliação do vice-presidente do Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Cláudio Petrycoski, e do presidente do Sindimetal Sudoeste, Olcimar Tramontini, sobre o encontro realizado na Casa da Indústria, em Pato Branco, na última terça-feira (20).
O evento foi “altamente positivo por haver um diálogo maduro sobre as demandas dos industriais que precisam ser escutados neste momento, tal a importância que representam para o desenvolvimento econômico”, evidencia Olcimar Tramontini ressaltando que foi possível ver as linhas de condução futura da Gestão Municipal de cada candidato. “Estamos satisfeitos com a forma de condução e aprofundamento dos temas, algo que será positivo para todos.”
Cláudio Petrycoski ressalta que num ambiente democrático escutar as posturas de cada frente é algo vital e importante. “Percebemos a boa vontade dos candidatos em atender as demandas apresentadas e a franqueza sobre limitações que poderão ter se ocuparem o cargo máximo do município”, detalhou evidenciando que o evento foi filmado e compromissos documentados pelos candidatos serão, sim, pauta de reivindicações futuras dos industriais ao novo prefeito de Pato Branco.
O Sindimetal e a FIEP agradecem aos participantes e ressaltam que o Setor Industrial estará irmanado com o futuro gestor público em ações voltadas ao desenvolvimento econômico, necessitando de contrapartidas básicas para o alcance das demandas e novos patamares evolutivos que poderão se refletir em novas frentes de trabalho, ganhos em renda para a população e evolução na geração de impostos.
Entre as expectativas dos empresários, já repassadas para análise dos candidatos:
Tributação
Eliminar a exigência do ISSQN sobre a industrialização por encomendas conforme Lei Federal 116/2003 (cumprir a lei).
Eliminar burocracia e exigências sem sentido em relação a vigilância sanitária.
Infraestrutura
Construção de pontos de ônibus para funcionários nos parques industriais, bem como necessidade de horários de ônibus coletivo compatíveis com os horários das indústrias.
Construir trevo de acesso aos Parque Industriais (BR-158 –Projeto doado pelas indústrias em 2012).
Implantar iluminação pública, já́ que é cobrada a taxa nos parques industriais.
Revitalização das ruas marginais (com asfalto apropriado para cargas pesadas).
Ter tubulação e destino para escoar água pluvial
Dar nome ao Parque por determinação do grupo de industriais
Trabalhar pela redução do odor da estação de tratamento da Sanepar.
Melhorar a rede de esgoto nos parques industriais.
Escrituração de transferência da propriedade do Município aos industriais que cumpriram as obrigações, conforme projetos a presentado e aprovados na câmara de vereadores e sancionado pelo prefeito da então gestão.
Individualização dos lotes das indústrias com toda a infraestrutura
Ampliar os Parques Industriais existentes.
Representatividade
Atuação representativa do prefeito a outros órgãos para resolução de problemas básicos de infraestrutura para as indústrias (energia elétrica, água, internet, telefonia).
Trabalhar junto à lideranças e Copel para assegurar o aumentando capacidade de energia elétrica (hoje a cidade não tem energia para novas indústrias ou ampliação das existentes).
Consolidar e ampliar as linhas aéreas.
Buscar apoio e incentivos tecnológicos para as indústrias já instaladas e propiciar assim a instalação de novas indústrias e cobrar melhorias na malha viária para escoamento dos produtos.
Mais
Corrida noturna em Pato Branco terá parte do lucro revertida para o Hospital Filantrópico Policlínica
Agência do Trabalhador oferta 1.195 vagas de emprego com carteira
BPM emite relatório de ocorrências registras em 2024