Jornada Acadêmica de Nutrição do Campus Realeza conta com mais de 500 inscritos

Nesta sexta-feira (23), encerram-se as atividades da VIII Jornada Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Iniciada no dia 5 de outubro, a jornada reuniu professores, estudantes e demais profissionais ligados à área de diferentes regiões do país. Foram registradas mais de 500 inscrições de participação para as 20 palestras e minicursos, e as atividades foram realizadas on-line.

Na avaliação da coordenadora do curso, professora Elis Fatel, os desafios de realizar um evento no formato remoto foram superados. “Apesar deste momento tão sensível que estamos vivendo em razão da pandemia, a realização desse evento totalmente on-line foi um grande aprendizado para a organização e seus participantes. Tivemos uma grande quantidade de atividades com palestrantes renomados, bem como a participação do público em geral. O evento possibilitou, de uma certa forma, aproximar as pessoas. O resultado disso é bastante positivo”, destacou.

A jornada abordou temas bastante atuais, como a palestra de abertura “Saúde Intestinal, Suplementação e Atividade Física”, ministrada pelos professores da USP Antônio Helbert Lancha Junior e Luciana Oquendo Pereira Lancha. Novas práticas de trabalho também foram discutidas, entre elas a realização de atendimento nutricional não presencial em razão da Covid-19 e a atuação do nutricionista no ambiente hospitalar durante a pandemia. As palestras foram ministradas, respectivamente, pela nutricionista e doutora pela UFSC Liliana Paula Bricarello e pela professora da UniFil e nutricionista do Hospital Evangélico de Londrina Rejane Caetani.

Além dessa nova abordagem profissional, o evento trouxe palestras sobre alimentação escolar, transtornos alimentares, nutrição comportamental, políticas públicas, habilidades culinárias, assim como minicursos sobre empreendedorismo, sustentabilidade na produção de refeições, entre outros.

Outro ponto importante do evento foi a realização da VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão de Nutrição que marcou a abertura da Jornada Acadêmica. Houve a apresentação de 55 trabalhos acadêmicos de diferentes regiões do país, como dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão e Paraná.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube