Aplicativo auxilia fiscalização da qualidade das escolas públicas do Paraná

Estudantes, pais, professores e toda a comunidade ganharam mais uma ferramenta para  avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas do Paraná. É o aplicativo para celular Na Ponta do Lápis, lançado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Seu objetivo é fortalecer o controle social sobre as políticas públicas, fazendo com que o dinheiro investido gere serviços de melhor qualidade à população.

Por meio do aplicativo, alunos, professores, funcionários, pais e todos os demais cidadãos podem responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas do Paraná. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança. O objetivo é aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino.

A disponibilização desse aplicativo aos paranaenses é fruto de uma parceria do TCE-PR com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que desenvolveu e  já utiliza a ferramenta para melhorar a qualidade da educação pública naquele estado, com bons resultados. Ao anunciar o lançamento, na sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (21 de outubro), o presidente, conselheiro Nestor Baptista, destacou que as negociações com a corte de contas mineira para trazer o Na Ponta do Lápis ao Paraná foi iniciada na gestão do conselheiro Durval Amaral, que presidiu o TCE-PR no biênio 2017-2018.

O aplicativo Na Ponta do Lápis integra o Programa É da Sua Conta, desenvolvido pela Coordenadoria Geral de Fiscalização (CGF) do TCE-PR para estimular o controle social. A adaptação da ferramenta à realidade paranaense foi executada em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). O aplicativo já está disponível para o sistema operacional Android, na loja Google Playstore. Em breve, também estará disponível para a versão IOS, na plataforma da Apple.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube