Cruzeiro do Iguaçu, no Sudoeste, é um dos municípios contemplados pelo programa de parques urbanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. As obras no Distrito Foz do Chopim já passam de 90% e envolvem investimento de R$ 531.497,14. Elas darão novo respiro urbano para essa região e ajudarão no sistema de drenagem das águas pluviais.
O projeto prevê pista de caminhada em concreto, iluminação em LED, um lago, parque infantil, academia ao ar livre, área de passeio e uma ponte de madeira, além de uma quadra esportiva com grama sintética. Ele ocupa um antigo campo de futebol em uma área de banhado. O desenho é basicamente o mesmo de outro parque na cidade, inaugurado no Natal do ano passado.
“Esse programa de parques urbanos está revolucionando a drenagem urbana de pequenos municípios paranaenses. O projeto de Cruzeiro do Iguaçu tem esse conceito. Era uma região pouco utilizada, baixa, e que precisava desses recursos”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O projeto também contempla arborização para criação de sombras, lixeiras e um pergolado com bancos de repouso. Ele foi concebido dentro de um conceito de desenvolvimento sustentável da região e é uma alternativa para rivalizar, em lazer, com a praia de água doce de Foz do Chopim.
“Era um local meio abandonado porque o que cresce na região está muito ligado ao Rio Iguaçu. Era um campo de futebol e antigamente era uma madeireira, um local alagadiço”, afirma Francisco Trevisan, engenheiro da prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu. “O projeto anterior era fazer casas nesse local, mas o espaço precisava de um tratamento de drenagem adequado. Essa solução nos ajudou a resolver diversos impasses”.
Agenor Ariati, 56, morador da frente do novo parque, comemora a iniciativa desse convênio entre o município e o Estado. “Era um campo de futebol e agora é uma alternativa de lazer. Ficamos muito contentes porque o campinho vai se manter, e será ainda melhor. As crianças também estão na expectativa do parquinho. É um reforço para a nossa comunidade”, destaca.
Jorge Pinheiro, 60, afirma que o antigo campo de futebol estava abandonado, acumulando poças em dias de muita chuva. “Essa iniciativa valoriza mais o Distrito, as nossas casas. Estamos contentes. Era uma demanda antiga da comunidade”, ressalta.
Foz do Chopim – Cruzeiro do Iguaçu tem um privilégio geográfico que muitos municípios paranaenses gostariam de ter: a vizinhança com os rios Iguaçu e Chopim. Outra benesse é a existência da prainha de água doce e tranquila justamente no Distrito Foz do Chopim, onde as águas também são responsáveis pelo funcionamento da Usina Hidrelétrica Foz do Chopim.
O Distrito de Foz do Chopim tem uma história curiosa, moldada a partir da vila dos trabalhadores da usina hidrelétrica. Ele conta com aproximadamente 400 famílias e é como se fosse uma ilha (literalmente) entre o Rio Chopim e o Rio Iguaçu, sendo a porta de entrada para quem chega ao município de balsa, na divisa com Quedas do Iguaçu.
Mais
UFFS – Campus Realeza contrata professor substituto na área de Patologia Veterinária
PCPR prende quatro suspeitos de latrocínio ocorrido em Francisco Beltrão
Defesa Civil envia ajuda humanitária para Dois Vizinhos após estragos do granizo