
Iniciado em setembro passado, o projeto Nossa Casa Viva, do Sebrae/PR, chega à sexta, de oito lives programadas. No próximo sábado (17), será a vez de uma receita que combina produtos com Indicação Geográfica (IG) das regiões sul e sudoeste do Estado: a erva-mate de São Mateus do Sul e o melado de Capanema. O prato foi criado pelo chef Guilherme Biesek, de Itapejara D’Oeste e será preparado durante a transmissão, ao vivo, no site do Nossa Casa Viva, a partir das 11h.
O projeto Nossa Casa Viva foi criado para valorizar os produtos regionais paranaenses e resgatar os sabores tradicionais das receitas de família, destacando a utilização de produtos do Origens Paraná, com IG ou marca coletiva, ou mesmo com o Selo Alimentos do Paraná. “A intenção é mostrar o potencial e a riqueza gastronômica do Paraná. Nosso Estado é tão rico e com tanta diversidade e, assim, os consumidores têm a oportunidade de conhecer produtos reconhecidos pela origem e com certificação na qualidade e gestão”, comenta Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR.
Guilherme Biesek, chef e empresário de Itapejara D’Oeste, conta que aceitou o desafio proposto pelo Sebrae/PR com muita satisfação. O prato criado por ele tem a costelinha suína (a festa do porco maturado é tradicional no município), a mescla de melado de Capanema, mostarda e pimenta e a inovação da crosta com erva-mate de São Mateus do Sul. O tempo de preparo é de cerca de uma hora. “O desafio do Sebrae é uma oportunidade única para mostrar o potencial dos sabores regionais e das histórias que podemos transmitir por meio dos produtos paranaenses”, agradece Biesek.
Expectativas positivas
Fernando Vaccari Toppel, atual presidente da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul (IG-Mathe), mostra-se entusiasmado com a divulgação do uso da planta na gastronomia. “Em nossa região, há muita gente produzindo pães, bolos, cerveja, trufas e até sorvete de erva-mate. O projeto do Sebrae traz visibilidade para o nosso produto com IG e as aplicações na culinária. Erva-mate não é apenas para fazer chá e chimarrão”, desmistifica Fernando Toppel.
Produtor de melado em Capanema, no sudoeste, Itamar Schuck, espera que mais pessoas conheçam o produto, que tem selo de Indicação Geográfica desde o final do ano passado. “O Sebrae vem fazendo divulgações do nosso melado e os resultados começaram a aparecer. Gente de várias regiões do Paraná e até de outros Estados tem procurado o nosso produto, em função da IG. Já observamos que será preciso aumentar a produção para atender à demanda”, detalha Itamar.
Lives
Nessa e nas demais lives, haverá o contato direto com uma cozinha estúdio e um bate-papo com os chefs sobre a gastronomia paranaense, alimentos e produtores locais. Para garantir a inscrição, que é gratuita, basta acessar o site Nossa Casa Viva e preencher o formulário solicitado.
Confira a agenda:
17/10, às 11h – Guilherme Biesek (Itapejara D’Oeste) – Costelinha suína assada com melado de Capanema e mostarda picante em crosta de erva-mate de São Mateus do Sul.
24/10 – Ana Paula Segatto (Maringá) – Angu de milho com porco na lata.
31/10 – Vania Krekniski (Curitiba) – Paleta de cordeiro e legumes assados.
Mais
UTFPR Campus Pato Branco participa de treinamento no Senai Chapecó
Produtores da região Sudoeste entram no vazio sanitário da soja, que vai até setembro
Qualidade de Vida, Esporte e Infraestrutura: Reflexões e Demandas do Vereador Alexandre Zoche