Nesta quinta-feira, 01/10, foi comemorado o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Para celebrar a data, o Instituto Policlínica PB – Hospital Policlínica apresentou uma nova ação relacionada ao projeto “Hospital Amigo do Idoso 60+”, em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura (EMA) da Faculdade Mater Dei. Os detalhes do projeto do Jardim Terapêutico e Sensorial, elaborado por acadêmicas do oitavo período de Arquitetura e Urbanismo da faculdade, foram apresentados por ferramenta de vídeo, em função da pandemia de Covid-19. Estiveram na live, pelo Hospital Policlínica, a administradora Gabriela Izidro e Lisandra Perla de Souza (responsável pela captação de recursos da instituição). Angela Ruchil e Julia Testolin, autoras do projeto, sob supervisão do professor William Nishi, também participaram.
O projeto abrange áreas entre dois prédios do hospital, atualmente sem uso. O princípio foi trabalhar convívio em espaços sem utilização atualmente, para criar ambientes agradáveis e que possam proporcionar conforto e bem estar às pessoas que estão na estrutura hospitalar. São suas áreas, uma com 13,15 m² e outra de 35,93 m², totalizando 49,08 m². “A intenção é proporcionar a pacientes, acompanhantes e colaboradores, ambientes que remetam à natureza e que possam colaborar para ‘quebrar o clima de hospital’ e a rotina”, explica Gabriela Izidro.
As acadêmicas Angela e Julia optaram por vegetações que possam instigar os sentidos e que não acumulem água. O projeto ainda prevê piso antiderrapante, para evitar acidentes. O Instituto Policlínica PB está iniciando uma campanha para doações em dinheiro, materiais de construção e até mão de obra. Os depósitos podem ser efetuados na conta corrente 168-6, agência 8563-4, no Banco do Brasil.
Mais
UTFPR Campus Pato Branco participa de treinamento no Senai Chapecó
Produtores da região Sudoeste entram no vazio sanitário da soja, que vai até setembro
Qualidade de Vida, Esporte e Infraestrutura: Reflexões e Demandas do Vereador Alexandre Zoche