Dois municípios do Sudoeste possuem 100% de mesários voluntários para as Eleições 2020

Os municípios paranaenses de Assis Chateaubriand, Andirá, Carlópolis, Cambará, Campo Largo, Clevelândia, Guaira, Ibaiti, Ibiporã, Pinhais, Santo Antônio do Sudoeste e Toledo alcançaram a marca de 100% de mesários voluntários para as eleições municipais de 2020. No entanto, continuam recebendo, pelo site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título, inscrições de mesários para substituições, cadastro de reserva e equipe de apoio.

Empréstimo de Mesários

A situação na 113ª Zona Eleitoral de Assis Chateaubriand (PR) é inédita. O cartório eleitoral saiu de quadro difícil, em que sofria com a falta de mesários, e, após um intenso trabalho de divulgação nas redes sociais e da adesão ao Projeto Universidade Amiga, conseguiu reverter o panorama desfavorável e está até emprestando voluntários para as zonas eleitorais vizinhas.

Por se tratar de uma novidade, o empréstimo da força de trabalho será feito para a zona eleitoral vizinha mais necessitada de mesários. De acordo com o chefe do cartório de Assis Chateaubriand, Rodrigo Torres, o solicitante deverá providenciar o transporte para que os colaboradores possam se deslocar para os locais de votação.

“Não apenas temos 100% dos mesários voluntários, mas também todas as outras funções auxiliares preenchidas com voluntários: secretário de prédio, auxiliar de justiça e coordenador de acessibilidade”, conta Torres. O município possui 17 locais de votação e 62 seções, nas quais atuam 248 mesários.

Mesário

O mesário fica na seção eleitoral durante todo o dia de votação. É ele quem recebe o eleitor, colhe sua assinatura e o libera para votar. O mesário também deve garantir o sigilo do voto e manter a calma e tranquilidade no ambiente de votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica.

Até agora, mesmo no contexto de pandemia, o Paraná recebeu mais de 85 mil inscrições de pessoas que se ofereceram para trabalhar como mesários voluntários. Eles proporcionarão o exercício do voto para os 8,1 milhões de eleitores aptos a votar no estado em 15 de novembro, em primeiro turno, e 29 de novembro, onde houver segundo turno.

Vantagens

O cidadão que desempenha a função de mesário durante as eleições, como voluntário ou por meio de convocação, tem direito a algumas vantagens. Entre elas estão a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário; auxílio-alimentação para o dia da eleição (R$ 35,00 por dia trabalhado), vantagem em critério de desempate em concursos públicos e isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo poder público estadual. Os estudantes universitários que se inscreverem recebem, além dos benefícios citados acima, a partir de 30 horas extracurriculares para cada turno da eleição.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube