UTFPR é a vencedora do Programa CiberEducação Cisco – Learn-a-Thon Brasil 2020

Foi divulgado na tarde desta segunda-feira (21) o resultado da primeira fase do Programa CiberEducação Cisco Brasil: a Maratona Learn-a-Thon Brasil 2020, coordenado pela Cisco Networking Academy. A Academy Support Center (ASC), da UTFPR, Câmpus Pato Branco, conquistou o primeiro lugar entre as 81 academias participantes e o primeiro lugar de Instrutor, entre os 144 instrutores envolvidos.

O Programa combina os esforços de transformação digital da iniciativa Brasil Digital e Inclusivo (BDI) com as oportunidades educacionais da Cisco Networking Academy (NetAcad), com o intuito de atender a crescente demanda por profissionais na área de Cibersegurança e estimular a empregabilidade nesta área, desenvolvendo uma nova geração de jovens profissionais em cibersegurança e estimulando a sua inserção no mercado de trabalho. Dividido em três fases o programa oferece formação profissional a estudantes, bem como oportunizará estágio e trabalho.

A primeira fase Learn-A-Thon, uma maratona de treinamento gratuito, realizado de forma totalmente online, consistiu na capacitação de alunos nos cursos exploratórios NetAcad “Introdução à Cibersegurança” e “Fundamentos em Cibersegurança”. As inscrições ocorreram em julho e puderam se inscrever alunos do ensino médio, estudantes universitários e o público em geral. No total, pela ASC da UTFPR, participaram 1.833 alunos e 435 destes alunos completaram ambos os cursos. Dos que completaram os dois cursos, 189 foram selecionados para receber bolsas de estudos profissionalizante em CCNA1+CyberOps, pagas pela Cisco. Os concluintes desta fase receberam certificados e distintivos digitais, e ficaram aptos para concorrer a bolsas de estudo para as próximas fases do programa.

As outras duas academias classificadas foram: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de São Paulo (SP), em segundo lugar, com 337 alunos formados e em terceiro, ficou a Escola de Comunicações do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (ESCOM-CCOMGEX), com 199 alunos formados.

Nesta mesma fase da Maratona Learn-A-Thon, em relação aos instrutores, a Cisco classificou o professor Eden Ricardo Dosciatti, do Departamento Acadêmico em Informática (DAINF), do Câmpus Pato Branco, em primeiro lugar; o professor Túlio Saji, do SENAI-SP, em segundo e o professor Ricardo Rebelo Silca Melo, da ESCOM-CCOMGEX, em terceiro.

Os resultados obtidos são resultantes da soma de esforços, demandadas pelos professores do DAINF, do Câmpus, Fábio Favarim, coordenador da ASC e Eden Ricardo Dosciatti, instrutor da ASC, junto aos Câmpus Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. “O primeiro passo foi a criação dos dois cursos nesta Academia e, após isso, a junção de todos os esforços na busca de alunos, resultando na participação de alunos de todos os estados brasileiros”, informou Favarim. O coordenador considera a iniciativa pioneira e fortalece ainda mais a unidade sistêmica. “Esta foi a primeira experiência da ASC de maneira unificada na Instituição e o resultado foi extremamente positivo. Ficamos à frente de instituições renomadas, o que nos permitiu consolidar o nome da UTFPR como uma das protagonistas na transformação digital”, completou Favarim.

Na avaliação do Instrutor, professor Éden, “obter indicadores como o conquistado representa que estamos oferecendo, através da extensão, um ensino com qualidade. Acima de tudo estamos proporcionando qualificação para que estes jovens tenham as melhores oportunidades no mercado de trabalho de cibersegurança. A nossa missão de ensinar e colocar as ferramentas à disposição do estudante está sendo cumprida e estamos engajados neste desafio” declarou.

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, foi iniciada a fase de  “Capacitação de Alunos”, com 1270 alunos que contempla os melhores alunos da primeira etapa (Maratona) e foram selecionados nas duas ondas de formação profissional “CCNA1 + CyberOps Associate” ou “CCNA1 + Network Security”, assim como conhecimentos complementares, oferecidos em conjunto com os parceiros educacionais. Os alunos selecionados também serão estimulados a perseguir certificações da indústria com a oferta de vouchers de desconto para as provas de certificação.

Além das etapas de capacitação,  está previsto para o início de agosto de 2021 o “Estágio”, oportunidade para os alunos poderem aplicar os conhecimentos adquiridos, bem como oportunidades de emprego oferecidos pelo ecossistema de organizações parceiras.

A Academia Cisco na UTFPR
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é uma ASC – Academy Support Center, responsável por 14 polos da Academia Cisco que oferecem cursos para toda a comunidade, a saber:

  • UTFPR

        ◦    Pato Branco – Curitiba – Medianeira  – Ponta Grossa – Apucarana – Cornélio Procópio – Toledo – Campo Mourão.

  • UFFS – Universidade Federal Fronteira Sul – Chapecó
  • IFC – Instituto Federal Catarinense – Brusque
  • UNIR – Fundação Universitária de Rondônia
  • IFB – Instituto Federal de Brasília – Brasília
  • IFB – Instituto Federal de Brasília – Taguatinga
  • IFMA – Instituto Federal do Maranhão

O Programa CiberEducação Cisco Brasil tem os seguintes objetivos:

  • Conscientizar sobre a importância da segurança cibernética no Brasil.
  • Oferecer formação de ponta para estudantes.
  • Gerar um legado educacional no Brasil, apoiando a tradução de cursos de carreira para o português e formando instrutores nos mesmos.
  • Desenvolver novos talentos em cibersegurança para atender os setores público e privado.
  • Estimular a empregabilidade de estudantes de TI
RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube