Promover o desenvolvimento de áreas urbanas e regiões urbanizadas em áreas rurais é uma possiblidade das prefeituras paranaenses com o apoio do Governo do Estado. Ações aprovadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) viabilizam obras tanto nas sedes municipais e nos distritos, quanto na ligação entre eles. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das populações, ao mesmo tempo em que são estimuladas as economias locais com melhores condições de comercialização e do transporte de produtos. “Muitos dos municípios paranaenses têm núcleos de produção muito importantes e que, ao receberem a pavimentação de uma estrada ou das suas vias, passam a ganhar em competitividade”, diz o secretário João Carlos Ortega.
Um desses municípios é Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, que possui 53 ações operadas pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à SEDU), com a liberação de R$ 85.203.738,76, dos quais R$ 34.305.081,24 já foram pagos pelo Governo do Estado, desde janeiro de 2019. Sete dos procedimentos viabilizaram a pavimentação de rodovias vicinais que ligam distritos ao centro da cidade ou fazem acessos entre regiões urbanas ou com municípios vizinhos. Para o setor de transportes, há também a aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários.
Para melhorar o atendimento à população, ainda foram construídas duas creches e uma quadra de esportes; e autorizadas aquisições de equipamentos hospitalares e de dois micro-ônibus, além de obras de pavimentação e recapeamento asfáltico de vias urbanas.
Mais
PCPR prende três pessoas suspeitas de homicídio ocorrido em Palmas
Com nova metodologia, Deral apresenta preços de terras de 2025
Secretaria da Saúde confirma mais 5.802 casos e sete óbitos por dengue no Paraná